Home / Administração / SECRETÁRIOS EXONERADOS POR RUI COSTA DEVEM AJUDAR TEMER EM VOTÇÃO DE DENÚNCIA NA CÂMARA

SECRETÁRIOS EXONERADOS POR RUI COSTA DEVEM AJUDAR TEMER EM VOTÇÃO DE DENÚNCIA NA CÂMARA

por Bruno Luiz / Fernando Duarte / Guilherme Ferreira-BN

Os secretários de Desenvolvimento Urbano, Fernando Torres (PSD), e de Relações Institucionais, Josias Gomes da Silva (PT) foram exonerados pelo governador Rui Costa para ajudar Michel Temer na Câmara. Os dois devem se abster na votação da denúncia apresentada contra o presidente por corrupção passiva. O acordo foi fechado nesta segunda-feira (31) em reunião com Rui e os deputados federais da sua base aliada.

Em troca, o governo estadual espera que o Palácio do Planalto libere um empréstimo do Banco do Brasil. O recurso estaria sendo barrado por adversários de Rui. Apesar da orientação pela abstenção, o PSD, partido de Fernando Torres, já fechou questão nacionalmente a favor do prosseguimento da denúncia. Em entrevista concedida nesta terça-feira (1º), Josias admitiu a possibilidade de votar pela abstenção.

Para ele, a oposição precisa se unir para convocar eleições diretas para presidente. “Tenho clareza de que, se tem que ser julgado, a Justiça vai fazê-lo quando ele concluir o mandato dele ou quando houver um consenso entre as forças que são contra Michel Temer de que o caminho é as eleições diretas”, argumentou o secretário estadual. “Nós estamos tirando da sociedade o direito de escolher seus governantes”, completou.

Josias assegura que Rui compartilha da mesma opinião e cita o DEM como motivo para ajudar Temer na votação. “Ele [Rui] também dialogou com os governadores do PT sobre isso. Você sabe que a recriação do DEM no nordeste interessa àquelas oligarquias que estão lá carcomidas pelo tempo, mas que estão lá ávidas para voltar ao poder”, avaliou. Caso Temer perca o mandato, quem assumiria a presidência seria o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do prefeito ACM Neto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *