Juazeiro sedia até o dia 27, o VIII Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Participam do encontro representantes de 28 municípios circunvizinhos, que discutirão o tema de forma ainda mais ampla do que nos anos anteriores, visto que nesta edição também serão abordadas as diferenças etnicoraciais, de gênero, religiosas e de identidade cultural. A abertura aconteceu nesta manhã, no Grande Hotel de Juazeiro e a programação segue até sexta-feira com palestras e mesas redondas.
De acordo com explicações da coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e Esportes, Creuzenilda da Silva, a iniciativa é uma prerrogativa do programa. “O Ministério da Educação propõe e a gente executa. Nosso município faz questão de sediar o Seminário porque possui um núcleo que trabalha com a temática e acredita que é também através da inclusão que se promove uma educação de qualidade”, garante.
Durante as boas vindas, o secretário da pasta ressaltou a importância de se efetivar na escola o que será discutido nos próximos dias. “Esse Seminário tem o papel importante de debater a educação inclusiva de uma forma realmente aberta, até mesmo no que se refere às diferenças presentes no cotidiano. Então, é preciso que a gente leve para a prática todas as experiências que serão trocadas aqui. O mundo é diverso e dinâmico e o educador precisa acompanhar esse movimento. A tarefa de reparar o que foi historicamente negado em relação a direitos é nossa e nós precisamos de estudo e atualização para isso”, ressaltou Clériston Andrade.
A professora Rita de Cássia concorda, “o professor tem a função social de conduzir a criança nesse processo. Então poder aprender um pouco mais sobre o assunto é essencial, até para a gente poder evoluir e conseguir lidar melhor com esse novo perfil de aluno que começa a surgir”. Em nome dos visitantes, a educadora Maria Quitéria ratificou, “essa semana será de reflexão e muito aprendizado. Nós agradecemos a Juazeiro por nos proporcionar uma oportunidade como essa”.
Ainda nesta segunda acontecerá uma mesa redonda com o tema “Políticas para educação de adultos” e “Como alfabetizar um adulto com deficiência”. No decorrer da semana serão abordadas: educação bilíngüe; autismo; políticas públicas intersetoriais; educação para relações etnicoraciais; violência de gênero e diversidade sexual.