No último final de semana (20,21 e 22) Pinhões foi palco da quinta edição da Feira de Caprinos e Ovinos do distrito, evento já considerado um sucesso na região e que reuniu cerca de 350 animais e mais 6000 visitantes – entre expositores, estudantes e representantes de setores. A feira realizada no Jorrinho, localizado às margens da BR 235, a 72 km da sede do município de Juazeiro – BA tem se consolidado como uma alternativa viável para os produtores da região, destacando a comercialização como um gargalo da cadeia e o melhoramento genético dos animais.
“O evento é um grande sucesso, tanto no quesito quantidade e qualidade de animais, como no número de participantes e visitantes. O projeto já está consolidado e vamos trabalhar para que no próximo ano, o evento seja estendido para outras comunidades e outros distritos; atentando sempre para a realidade de cada localidade. Vamos buscar incrementar não só a caprinovinocultura, mas também outros setores econômicos desenvolvidos nos distritos”, destacou José Wilson Chaves, coordenador do evento.
Na sexta-feira à noite (20), foi realizada a abertura do evento com apresentações de paródias e danças country em homenagem ao centenário de Luis Gonzaga; no sábado a programação contou com apresentação da palestra sobre ordenha higiênica, o curso prático de amoniação de palhada ministrada pela equipe da Univasf, palestra sobre moradia rural realizada por técnicos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e o curso sobre hidroponia do milho. Já no domingo, o evento foi encerrado com a apresentação da palestra sobre comercialização de carne caprina via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ministrada pelo IRPAA; além das premiações e julgamentos.
“Além do curso sobre amoniação de palhada, a EBDA apresentou algumas alternativas de alimentação animal para esse período de seca. Nós temos a palma e alguns tipos de farelo de xiquexique, feno de farelo de palma e de faveleira – opções de fácil acesso, baixo custo e de grande valor protéico”, explicou o Engenheiro Agrônomo Afonso Menezes da EBDA.
Segundo os expositores do evento, o período de estiagem não tirou o brilho da feira. “Todos os anos alcanço números expressivos na comercialização de animais, o evento é de extrema importância para a região, tanto no quesito comercial como na difusão de tecnologia, pois todos buscam atingir o melhoramento do seu rebanho e aqui alcançamos tais metas. Outro ponto positivo são as alternativas de alimentação animal apresentada durante o evento, algo de extrema importância durante esse período de estiagem”, observou o produtor de Pinhões Gaudêncio Duarte.
Já o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Josival Barbosa, falou sobre a importância de buscar a legalização do evento. “Que a feira de caprinos é uma realidade de sucesso na nossa região é fato, mas aprovar um projeto de lei que a torne parte integrante do calendário agrário de Juazeiro será muito importante, pois isso garante sua realização anual com a participação da gestão pública municipal e das instituições ligadas ao setor”, declarou.
A feira também contou com os serviços oferecidos pela secretaria municipal de Saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos e vacinação.