Juazeiro realiza programação especial em celebração ao Dia Municipal dos Povos de Terreiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES, realiza entre os dias 8, 12 e 13 de dezembro uma programação especial em celebração ao Dia Municipal dos Povos de Terreiro, instituído em 8 de dezembro. As ações acontecem na Colônia de Pescadores Z-60, no Angari, reunindo atividades culturais, sociais, de saúde e tradições das comunidades de matriz africana.

A programação tem início nessa segunda-feira (8), com diversas atividades ao longo do dia, em parceria com outras secretarias, em uma ação intersetorial. Às 9h30, foi realizada a Ação Social, com diversos serviços ofertados.

Agora a tarde, às 15h30, ocorre a saída do Cortejo Aguadê D’Osun, no bairro Palmares. Às 15h40, haverá a apresentação do Encrespa, seguida de uma apresentação de capoeira às 16h30. A chegada do cortejo à Colônia de Pescadores está prevista para às 17h, dando início ao Momento Institucional, às 17h30.

Encerrando o dia, às 18h, o cortejo segue para as margens do rio para a tradicional entrega dos presentes. A programação segue na sexta-feira (12), das 8h às 12h, com uma grande ação comunitária no bairro Quidé. Entre as atividades oferecidas estão:

* Café da manhã para a comunidade
* Capoeira para crianças
* Tenda de redução de danos
* Testes rápidos para ISTs
* Vacinação
* Orientação em saúde da mulher
* Atendimento socioassistencial
* Corte de cabelo
* Penteados nagôs
* Auriculoterapia

No sábado (13), o evento encerra com atividades culturais e gastronômicas. A programação inclui a Lavagem do Terreiro Banda Lê Koongo e a comercialização de comidas típicas, fortalecendo a tradição e a ancestralidade dos povos de terreiro, além de movimentar a economia local. Os eventos também têm a participação de diversos parceiros, além de ser realizado em conjunto com as casas ancestrais de Juazeiro.

Com esta programação, a Prefeitura de Juazeiro reforça seu compromisso com a diversidade religiosa, respeitando as tradições afro-brasileiras e valorizando o fortalecimento das comunidades de terreiro, celebrando o dia 8 de dezembro como uma data de respeito, memória e reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *