Câmara de Juazeiro esclarece porque cinegrafistas foram impedidos de gravar sessão

 

A presidência da Câmara de Juazeiro, por meio da assessoria de comunicação, esclarece aos veículos de imprensa e a toda comunidade o motivo pelo qual uma equipe de filmagem foi impedida de registar a sessão ordinária da última terça-feira (06), e a postura da Mesa diretora em manter a ordem durante a realização da sessão.

De antemão, deixamos claro que a prática de trabalho desenvolvida por esta assessoria, em consonância com a direção da Casa, é de fazer uma comunicação de ordem pública em sua essência garantindo ao cidadão o seu direito constitucional e humano à informação. Primamos pelo respeito as multiplicidade de vozes nos veículos, sem nenhum tipo de pressão, censura ou atentado à liberdade de imprensa.

O pedido de suspenção da atividade de filmagem partiu da presidência da Casa no inicio da sessão. O chefe do Legislativo municipal, vereador Nilson Barbosa, atendeu a uma determinação de prerrogativa que consta no Regimento Interno (disponível para download no site da Câmara) em seu artigo 10 e no artigo 226, que versa sobre o trabalho dos profissionais de impressa nas dependências da Câmara.

Vale ressaltar que, em nenhum momento, os profissionais procuraram a Mesa ou a assessoria de comunicação da Casa para informar que estariam em atividade e que se tratava de uma equipe do quadro ou de prestador de serviço do executivo municipal.

Sobre a postura veemente adotada pela Mesa sobre a participação e a manifestação exaltada da plateia, o presidente da Casa, vereador Nilson Barbosa, afirma que é obrigação do condutor da sessão zelar pelo bom andamento dos debates e discursos e a rodem no recinto fazendo cumprir o que determina o Regimento Interno nos artigos 10 e 233.

Reiteramos que a Casa Aprígio Duarte Filho, a Casa do povo juazeirense, está sempre aberta para o diálogo e o debate com a população sobre os assuntos de relevância social. Na pauta diária de trabalho dos 13 vereadores estão à apreciação de projetos de Leis, a exemplo da votação do reajuste dos servidores da educação, a proposição de indicações de serviços de infraestrutura nos mais diversos bairros e distritos da cidade e do interior, visita as comunidades, reuniões em comissões e a realização de audiências públicas com temas de interesse da comunidade, a exemplo da questão dos mototaxis, a greve dos professores, os problemas com o sistema de água e saneamento.

Cumprindo sua obrigação, enquanto instituição pública, a Câmara estabelece canais de comunicação com a sociedade através dos boletins radiofônicos durante a programação das emissoras de rádio da cidade, mantém atualizado o site institucional (www.cmj.ba.gov.br.), publica em veículos impressos da região o seu boletim semanal e mensal e, em parceria com os veículos online, divulga textos e imagens das atividades legislativas.

Além de acompanhar a sessão no plenário da Câmara, todas terças e quartas-feiras, às 17h, o cidadão que tiver acesso à rede mundial de computadores, internet, pode assistir a transmissão ao vivo no site institucional.

O horário de expediente aberto da Câmara é de segunda a quinta-feira das 14h às 18h e as sextas-feiras das 8h às 12h.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *