Apagão atinge pelo menos oito Estados do Nordeste

Apagão atinge pelo menos oito Estados do Nordeste

Publicado em 04.02.2011, às 04h14

Do JC Online

Além da falta de energia, populações do Nordeste sofrem o apagão de informações. Desde o início do blecaute, por volta das 23h30 da quinta-feira (3), nenhuma fonte oficial se pronunciou. Orgãos estaduais de energia, como a Celpe e a Chesf identificaram que o problema era nacional e emitiram informações por meio de suas assessorias.

Pelo menos oito Estados nordestinos foram afetados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Há relatos ainda não confirmados de falta de energia no Norte do país.


Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), informou nesta madrugada de sexta que ainda que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão. “Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados”, disse.

Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou”, afirmou.Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ainda não deu declarações sobre o apagão até as 4h20 de hoje (horário do Recife).

A desinformação fez com que redes sociais como Twitter funcionassem como fontes primárias. Usuários denunciam insegurança na ruas e alguns incidentes. Em Campo Grande, na Zona Norte do Recife, um mercadinho sofreu tentativa de saque. A Polícia também tem dificuldade para trabalhar, já que a iluminação pública está interrompida.

Em Ouro Preto, na Zona Norte, e em Peixinhos, em Olinda, ouvintes da Rádio Jornal reportaram casos de arrastão.

A Celpe informou que a energia está sendo retomada em alguns bairros. Já a Operação Nacional do Sistema, que controla o abastecimento nacional ainda não divulgou nenhuma informação oficial. Segundo apuração da rádio CBN do Rio de Janeiro, uma queda em uma linha de transmissão entre Sobradinho e Petrolândia causou a pane no Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *