Secretaria Municipal de Saúde realiza mais um LIRAa em Petrolina

Secretaria Municipal de Saúde realiza mais um LIRAa em Petrolina

Na luta contra o mosquito Aedes aegypti e para manter o município protegido da dengue, até a próxima sexta-feira (04), os 114 servidores da Gerência de Endemias, entre agentes de combate à endemias, supervisores e técnicos de laboratório, estarão nas ruas de Petrolina para realizar o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2012. Realizada a cada dois meses, a pesquisa é uma ferramenta de orientação, utilizada para identificar as áreas de risco onde pode ocorrer a infestação do mosquito.

“A partir da identificação dos locais mais suscetíveis para a proliferação do Aedes aegypti, podemos planejar e reavaliar as nossas ações de controle da dengue no município para o período de dois meses, empenhando uma atenção maior nas áreas de risco”, explicou o gerente de Endemias, Jailson Araújo, informando que último LIRAa, realizado em março, registrou um índice de infestação predial de 1,0%, número considerado de médio risco para epidemia, segundo o Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, ao longo de todo o ano de 2011, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu ações no intuito de reduzir o índice de casos de dengue em Petrolina e vem conseguindo fazer o mesmo em 2012, através de ações de combate, prevenção e conscientização. “Continuamos combatendo o Aedes aegypti porque esse é um trabalho que não cessa.

Para manter o nosso município com um baixo risco de infestação, precisamos ser eternamente vigilantes. Neste trabalho, contamos com o apoio das Secretarias de Infraestrutura, Educação e Ordem Pública, que colaboram, em suas respectivas áreas de atuação, para reduzir cada vez mais o número de casos da doença e manter o nosso índice num patamar de baixo risco para epidemia”, afirmou.
Além do Levantamento, no período da pesquisa, os Agentes de Combate à Endemias também realizam ações educativas, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do Disque Dengue (87) 3866-8559, ou do endereço eletrônico denguepetrolina@gmail.com.

 

Com informações da Secom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *