Direto de Lagoa Grande

 


Há dois anos que o Programa Nacional de Imunização de Lagoa Grande (PNI), coordenado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, vem superando todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Na campanha contra a gripe em idosos, o município foi o único do Sertão do São Francisco a superar os 70% exigidos pelo MS para a imunização deste público específico. Na vacina contra a poliomielite, os números atingidos superaram os 100% de cobertura nas duas campanhas nacionais realizadas pelo Ministério em todo o país, em junho e agosto, e tem cobertura de mais de 95% das crianças na vacinação de rotina contra a doença.

Introduzida no ano passado no calendário nacional de imunização, a vacina contra a gripe H1N1 também obteve números bastante positivos na cidade conhecida como capital do vinho e da uva do Nordeste. A campanha atingiu várias faixas etárias; crianças, jovens e população adulta. “Apesar de ser uma vacina nova, as pessoas se preocuparam em se defender contra a H1N1 que vitimou várias pessoas em outros países e aqui também no Brasil. Isso levou o cidadão lagoagrandense a procurar a defesa e se vacinar” disse Ladjane Cardoso, coordenadora municipal do PNI.

Conforme Ladjane, em algumas faixas etárias,da vacinação contra a H1N1, os números foi bastante superiores às metas do Ministério da Saúde para a influenza.que também ficou conhecida como Gripe A. A coordenadora conta que o momento agora é de planejar a programação de vacinas do município para 2011 e buscar repetir e até ampliar o sucesso dos números obtidos em 2009 e 2010.

 

“Temos conquistado a atenção da população lagoagrandense que está cada vez mais conscientizada da importância da vacina na prevenção de doenças. O governo municipal tem investido na preparação das equipes de vacinadores que chegam a todos os lugares de Lagoa Grande, por isso conseguimos números acima das metas do Ministério. Esse apoio é fundamental. Vamos continuar nesse caminho”, ressaltou a coordenadora do PNI no município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *