LAVA JATO: PF CUMPRE MANDATOS DE BUSCA CONTRA OS SENADORES FERNANDO BEZERRA COELHO (PSB), COLLOR DE MELLO (PTB)…

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (14) a operação Politeia, um desdobramento da Lava Jato, com execução de mandados de busca e apreensão em casas de políticos. São alvo da Politeia as casas do senador Fernando Collor (PTB-AL) em Brasília e em Maceió, a casa do senador Ciro Nogueira (PP-PI) em Brasília, e nas residências do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e do senador Fernando Bezerra (PSB-PE).

Ao todo, a polícia tem 53 mandados para cumprir, autorizados pelos ministros Teori Zavascki e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados fazem parte de seis inquéritos do Supremo que investigam políticos dentro da operação Lava Jato.

Acusação contra Fernando  Bezerra

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), segundo acusação da justiça federal, está envolvido em esquema de fraude a licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção de autoridades federais. O caso corre em segredo no Supremo.

Uma apuração preliminar sobre o tema foi iniciada na Corte em 2008, mas só recentemente a investigação foi oficialmente instaurada. Agora Barroso mandou a Polícia Federal iniciar a coleta de provas. Depois dessa fase, a Procuradoria terá que analisar se denuncia ou não o parlamentar por crimes.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do senador informou que o parlamentar está “à disposição para prestar todas as informações” que lhe forem solicitadas pelas autoridades que conduzem o inquérito.

A nota também explica que o inquérito trata de contratos relativos a serviços de publicidade e refere-se ao período em que Bezerra Coelho era secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e trata de contratos relativos a serviços de publicidade.

O senador Fernando Bezerra Coelho já é alvo de outro inquérito no Supremo sobre a Operação Lava Jato. O parlamentar foi citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Em depoimento dado em agosto do ano passado, Costa relatou que, em 2010, Bezerra Coelho pediu R$ 20 milhões para a campanha de Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, à reeleição ao governo de Pernambuco. Na época, Bezerra Coelho era secretário de Desenvolvimento do Estado.

Segundo Paulo Roberto Costa, o pedido foi feito por Bezerra ao doleiro Alberto Youssef, que, segundo as investigações, era responsável por lavar dinheiro dos desvios em contratos da Petrobras. Os recursos viriam de consórcio entre empreiteiras chamado Ipojuca Interligações, formado por Iesa e Queiroz Galvão para as obras da Refinaria Abreu e Lima.

Paulo Roberto disse que o próprio Youssef confirmou que o dinheiro foi entregue para a campanha no início daquele ano. Fernando Bezerra Coelho negou todas as afirmações.

Na capital alagoana,  agentes da polícia também cumpriram mandado foi o prédio da TV Gazeta, afiliada da TV Globo. A Gazeta tem Collor como um dos principais acionistas. Agentes também realizaram buscas na Organização Arnon de Mello (OAM).

Os inquéritos da Lava Jato no STF foram abertos para investigar os políticos que têm foro privilegiado. Um desses processos é para investigar o senador Collor. Ele aparece nas investigações como suspeito de ter recebido dinheiro de propina de esquema de corrupção na Petrobras.

Os 53 mandados são para buscas e apreensões no Distrito Federal (12), e nos estados da Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5). Cerca de 250 policiais federais participam da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *