Nos dias 16 e 17 de julho será realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro, no Complexo Multieventos da Univasf, campus Juazeiro, que nesta edição tratará do tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
O Secretário de Saúde, Dalmir Pedra, durante a sua participação na manhã de hoje (14), ao programa Bastidores da Notícia, frisou que serão dois dias de palestras, discussões e exposição de ideias que visam melhorias no sistema de saúde pública no âmbito municipal, que tem por objetivo avaliar a situação da saúde, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e rebateu criticas dos vereadores Neguinha da Santa Casa e Zé Carlos Medeiros
“O evento é importante para a apresentação de propostas e avaliação dos serviços. Por isso pedimos a participação de todos para fortalecer e colaborar com a saúde da população de Juazeiro e contribuir para a efetivação do SUS. Todos estão convidados a fazer parte desse momento importante para a saúde pública de Juazeiro”, destacou Dalmir.
A Conferência acontece a cada quatro anos para reunir gestores da saúde pública, funcionários, prestadores de saúde e sociedade civil a fim de avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde no contexto dos 25 anos do SUS, tendo sua abordagem dividida em quatro eixos principais: 1 – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; 2 – Participação Social; 3 – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; 4 – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado.
Por fim, Dalmir falou sobre as críticas mencionadas por alguns vereadores, a exemplo da Vereadora Valdeci Alves, que usou a tribuna na semana passada e disparou contra o secretário. “Eu não estou preocupado com isso até porque quando o meu nome foi cogitado para ser deputado alguns vereadores que hoje me criticam usaram a tribuna e falaram muito bem da minha pessoa. Isso são discussão políticas e partidárias, quando eu sair da política vou continuar sendo o médico Dalmir”.