Direto de Casa Nova

Prefeitura convoca beneficiários do Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realiza na manhã na próxima terça-feira, 03 de abril, às 8h, na Escola Alano Viana de Araújo, reunião com os duzentos beneficiários pré-aprovados, na primeira etapa, das unidades do Residencial Loteamento Rio São Francisco, do Programa Minha Casa, Minha Vida”, viabilizadas através de Convênio entre a Prefeitura e a Caixa.

Os beneficiários deverão comparecer para a realização do sorteio das unidades; terão prioridade: portadores de necessidades especiais e idosos.

Foram sorteadas 240 famílias, sendo que os números posteriores a 200 ficaram na suplência, uma vez que, com a reserva de 40 unidades destinadas às famílias que residam ou tenho sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres. Os suplentes poderão vir a ser contemplados, caso alguns dos 200 primeiros sorteados não se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

(Ascom PMCN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova.

Jovem mata esposa e depois dá um tiro no próprio Rosto

O crime aconteceu ontem (24), por volta das 07 horas da manha na localidade de Lagoa dos Tintinos, há 04 quilômetros da sede, um homem matou a própria esposa com dois tiros de espingarda calibre “12”. Em sua residência, o assassino efetuou os disparos na vítima em seu quarto. Rosa Maria dos Santos tinha 18 anos de idade. O motivo do crime: ciúmes.

O assassino seu esposo Jeferson Ferreira Rocha, natural de Casa Nova, 19 anos, logo após matar a esposa, no quarto do casal, chegou próximo à porta de sua da casa e disparou um tiro em baixo de seu próprio queixo. A violência do disparo foi tão grande, que a arcada dentária do mesmo deslocou da face e foi parar no telhado.

Portalcasanova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

O município de Casa Nova, na região Norte do Estado, possui um plantel de 290 mil caprinos e 110 mil ovinos. No total são 400 mil cabeças, número considerado relevante para a economia local, e que impulsiona a realização do curso teórico e prático sobre Manejo Alimentar, Sanitário e Reprodutivo, sob a coordenação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri). As atividades começam nesta terça-feira (20) e seguem a até quinta-feira (22), no auditório da 25ª Companhia da Polícia Militar.

Aproximadamente 30 criadores, todos advindos da agricultora familiar, vão receber instruções sobre a importância de possuírem animais saudáveis e melhor alimentados. De acordo com o chefe do Centro de Treinamento de Caprinos da EBDA (Centrecapri) e responsável pelo treinamento, Fernando Moura, o curso demonstrará, através de atividades em sala de aula e no campo, que melhorando o manejo alimentar e sanitário dos animais é viável aumentar as produções de carne, leite e couro em Casa Nova. Os resultados exitosos de ações realizadas em outras regiões também servirão de exemplo e de material didático.

“Incentivar os agricultores a se tornarem orientadores e multiplicadores de informações em suas comunidades também é um dos objetivos do curso”. Serão apresentadas técnicas de manejo e demonstração de vacinação nos animais. Os técnicos também intensificarão a importância da utilização da palma forrageira como alimento estratégico para caprinos e ovinos, que são alternativas agroecológicas pautadas na preservação do bioma caatinga. Também haverá orientação sobre escrituração zootécnica e de propriedade, linhas de créditos, políticas públicas e a viabilidade de melhoramento genético através da técnica de inseminação artificial.

(Ascom EBDA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

Câmara vai instituir comissão de inquérito para investigar ocupação de balneário

Casa Nova: Vereador cobra CEI para investigar posse de balneário

A situação do balneário Dunas do Velho Chico pode virar objeto de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Casa Nova, no norte baiano. O balneário foi criado em 2003 pelo então prefeito Manoel Batista de Castro, conhecido como Neco Beato, e se transformou em uma espécie de ponto turístico da região, com quilômetros de praias fluviais. No entanto, o acesso às terras está proibido – com o uso de cancela e cadeado – desde que a Justiça autorizou recentemente a agregação do balneário a um terreno de propriedade de Sidmar Teixeira Brito da Costa. “Para surpresa da sociedade de Casa Nova, a Justiça agregou estas dunas à propriedade dela, o que impossibilitou à comunidade ter acesso ao balneário”, afirmou o vereador João Honorato (PP) em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (12). O pepista é o autor do pedido para que seja implantada a CEI. Além da sua assinatura, outros cinco nomes constam no documento: Valdeísa Brito “Pipiu” (DEM), Jossivaldo Rodrigues “Vadim” (PCdoB), Carlos Gomes (PPL), Pedrinho da Vanda (PMDB) e Aliomar (PMDB).

Já que a Câmara local tem dez representantes, o requerimento tem o apoio de 60% dos vereadores da cidade. Segundo Honorato, o objetivo da comissão é investigar o processo de anexação das Dunas do Velho Chico à propriedade de Sidmar desde a aquisição do primeiro território, em 2005. “O primeiro terreno dela, de 27,5 hectares, era de outra pessoa e ela comprou o título de forma ilegal na época, porque a CDA [Coordenação de Desenvolvimento Agrário] mede a propriedade e a pessoa tem que ficar cinco anos sem vender. E isso ocorreu de forma imediata”, acusou. O vereador ainda argumenta que houve investimentos públicos na ordem de R$ 400 mil no balneário, além de um convênio em execução com o Ministério da Integração no valor de R$ 1,8 milhão para melhoria da estrada que liga a BR-235 às dunas. “Ou seja, há um investimento em algo que deveria ser público e está sendo tratado como coisa particular”, comparou. A expectativa de Honorato é a de que o presidente da Câmara de Casa Nova, João Pinto (PSD), anuncie nesta terça (13) se instalará a CEI. “Ou instala ou devolve [o requerimento] e eu vou entrar com um recurso para levar a plenário”, prometeu.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

Alinhar as principais demandas do município de Casa Nova, que serão debatidas durante a realização do projeto Seagri Itinerante, no período de 24 a 28 de abril, foi o motivo da reunião entre representantes do município e o secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na manhã desta segunda-feira (5). O secretário da agricultura de Casa Nova, José Hermelino, que estava acompanhado pelo ex titular da pasta, Fernando Marins; do chefe do escritório local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Guilherme Neto; e do vereador, João Honorato, apresentou a Salles as principais necessidades da agropecuária daquela região.

Entre as demandas apresentadas pelas lideranças de Casa Nova estão questões como, títulos de terra, seguro Garantia-Safra, Guias de Trânsito Animal (GTA), a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), equipamentos para a EBDA de Casa Nova, dentre outros assuntos. Além de Casa Nova, farão parte também desta Seagri Itinerante, os municípios de Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho. Depois de escutar as solicitações da comitiva de Casa Nova, o secretário agendou reuniões na tarde desta segunda-feira, com o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli; com o diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Paulo Emilio Torres; e com o coordenador de Desenvolvimento Agrário, Luís Anselmo. Nos próximos dias, o grupo terá audiência com o presidente da EBDA, Elionaldo Teles.

Um dos principais projetos da Secretaria da Agricultura, a Seagri Itinerante tem como objetivo conhecer in loco as dificuldades de cada região e municípios baianos, e fazer com que o produtor sinta mais de perto a presença do Estado. O corpo técnico da Seagri escuta as demandas dos produtores, discutindo com eles alternativas de solução para os problemas detectados.

(Ascom Seagri-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Casa Nova

SME realiza Jornada Pedagógica 2012

Com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino, focando a processo de ensino aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação, de Casa Nova, realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2012. Ensinar, Desaprender e Aprender: Experiências importantes na vida do educador, foi com essa perspectiva que mais de 1,5 mil educadores participaram do evento.

A secretária de Educação Alda Xavier, não deixou de citar a situação que enfrenta o município, entretanto enumerou as diversas conquistas obtidas pela SME. “Temos a oportunidade de rever as práticas, ampliar os conhecimentos teóricos e mudar as rotas já cristalizadas, e muitas vezes, repetidas, sem sentido. Temos a necessidade de desaprender, de desvincular nossa ação educativa de modelos antigos e encontrar caminhos diferentes, mais significativos para os alunos de hoje, apresentando bases teóricas que sugerem e apontam novas formas de ensinar e de aprender. Isso é necessário, pois os professores, em geral se deparam com grandes desafios,” disse Alda.

“A sala de aula é cada vez mais um espaço desafiador para o professor. Problemas e conflitos, oriundos da crise generalizada pela qual passa nossa sociedade, estouram dentro desse local fundamental de trabalho do educador, dificultando o exercício do seu ofício. Torna-se assim urgente que ele se agarre em algumas convicções, as quais renovem o seu entusiasmo pela profissão”, destacou o professor e ator Silvionê Chaves, ao apresentar a peça de teatro intitulada Cartas ao Professor.

“Essa peça foi concebida exclusivamente para educadores, sendo um alimento espiritual para eles. Ela lhes mostra o quão são importantes na vida de algumas pessoas e as cartas escritas por ex-alunos comprovam essa tese. Elas comprovam que muitos professores foram fundamentais na formação intelectual e do caráter de seus educandos. Ela também quer revelar que o magistério talvez seja a profissão mais importante da sociedade, pois todas as outras dependem dela. Por mais geniais que tenham sido Albert Einstein e Guimarães Rosa, todos eles tiveram um professor ou uma professora que um dia lhes abriram as portas do conhecimento e do saber”, disse.

O professor Elísio Brasileiro trabalhou o tema que é muito discutido entre os educadores, que surge, a partir da necessidade dos professores de desaprender para aprender juntamente com o aluno numa nova perspectiva. “Quebramos velhos paradigmas. A idéia é que nessa nova educação que se vislumbra e que Casa Nova dá avanços significativos, de se construir um novo saber fruto do convívio entre professores e professores e professores e alunos”.

De acordo com Brasileiro os educadores de Casa Nova demonstram prazer no processo de aprendizagem, mesmo que neste caminho sejam cometidos erros. “Entendo que essa forma humilde de se ver educação é que leva o educador a trazer um serviço de mais preciosa qualidade para o alunado”, disse.

Presente no evento, o prefeito Orlando Xavier agradeceu o compromisso dos educadores para com a educação do município. “Como homem público, filho de educadores, sou reconhecedor do valor inestimável do trabalho desenvolvido por meus ilustres professores, defensores do conhecimento. Sei que a semana pedagógica é de fundamental importância para a troca de novas idéias, com o intuito de modernizar a práxis pedagógica na construção do saber. Como disse, o professor Silvonê Chaves, vocês são os provocadores da fome do aprender, da fome do conhecimento, por isso peço gentilmente para que despertem cada vez mais essa fome nos nossos alunos, que este ano letivo, que se inicia nesta quarta- feira (29), seja de grande rendimento na geração de cidadãos conscientes”, destacou.

O prefeito lembrou que em 2011 o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica foi implantado e o município de Casa Nova irá reajustar o piso salarial dos professores conforme foi divulgado pelo Ministério da Educação, na última segunda-feira (27). “O piso salarial dos nossos professores será igual ao piso salarial nacional, que passa a ser R$ 1.451, a partir do mês de março, retroativo a janeiro. Muito já foi feito, mas ainda não é tempo de descansar nem tampouco relaxar. Ainda há muito trabalho pela frente”, concluiu.

(Ascom PMCN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com