CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO ESCLARCE

blogqspnota

É sabido que manter e administrar um espaço como o Centro de Cultura João Gilberto, não é uma tarefa fácil, mas, sempre procuramos proporcionar aos artistas e ao público em geral, uma qualidade na prestação de serviço e uma estrutura física que atenda aos anseios dos frequentadores desse espaço.

Para isso, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), faz um grande esforço no sentido de melhorar os equipamentos e instalações físicas, mantendo em dias, extintores, mangueiras de incêndio, além de realizar revisões periódicas das instalações elétricas e predial do CCJG. A casa, ainda mantém contrato com empresa de manutenção de ar-condicionado, limpeza de caixa d’ água e dedetização, além de contar no seu quadro funcional com Eletricista e Tec. de Manutenção.

É perfil da Coordenação do CCJG, manter uma gestão democrática, participativa, com abertura para o dialogo com os artistas, produtores e os mais diversos setores da sociedade da região. Para isso, disponibilizamos o contato do celular do Gestor no “Blog do CCJG”, com o propósito de aproximar, informar e ouvir os reclames e sugestões da população, facilitando a relação e o acesso aos produtos culturais que passam pelo Centro de Cultura João Gilberto.

Já recebemos, nos últimos anos, exposições, dança e teatro e grandes shows musicais, e artistas como: Paulinho Boca, Margareth Menezes, Renato Teixeira, Osvaldo Monte Negro e Ratos do Porão. Festival de Arte e Cultura, Celebração das Culturas do Sertão, Festival Edésio Santos, Shows de Rock e espetáculos de “Circulação Nacional”.

Contudo nunca tivemos ocorrência de problemas relacionados à segurança, superlotação ou de outra natureza que pudesse colocar em risco ou comprometer a integridade física do público que nos prestigia. Infelizmente no Show de Zé Lezin, a produção deixou a desejar, não cumprindo inclusive o que determina a Instrução Normativa do Espaço, cometendo diversas falhas, que vai, desde a montagem da parte elétrica, sem a supervisão do Eletricista da casa, bem com a utilização de chapa para espetinhos de carne, a base de botijão, sem consultar o Técnico de Manutenção ou o Coordenador do espaço.

Todos os procedimentos são formalizados e esclarecidos, antes de cada evento, principalmente para evitar qualquer constrangimento posterior. Mas, ao que parece, a produção local, agiu como se desconhecesse as normas básicas de segurança para a realização de um evento de grande porte. Inclusive, colocando pessoas além da capacidade suportada pelo espaço, fato que não foi pior, por que a coordenação exigiu que fosse interrompido o acesso dos excedentes com a devolução do dinheiro daqueles que não conseguiram entrar para assistir o Show.

Esclarecemos ainda que no espaço existem saídas de emergências, que a equipe do CCJG sempre está escalada para cobrir e dar suporte aos eventos, tanto que operou de forma contundente para eliminar o principio de incêndio e resolver a queda de energia na hora do Show.

Continuaremos a aprimorar os nossos procedimentos a fim de evitar transtornos para os frequentadores do CCJG, inclusive tomando medidas, com base na Instrução Normativa nº 001/2013, para evitar que fatos como esse venham a acontecer novamente. Pois é essa postura e conduta que nos faz gozar do respeito e da credibilidade dos artistas, parceiros, imprensa, fornecedores e funcionários. Não iremos nos descuidar nunca de apurar qualquer irregularidade ou reclamação que chegue ao nosso conhecimento e procuraremos manter o padrão, a confiança e o respeito dispensado pela população ao Centro de Cultura João Gilberto.

Juazeiro/BA, 21de janeiro de 2015.

Atenciosamente:

João Leopoldo Viana Vargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *