O Programa de Línguas e Informática (PROLINFO) está promovendo nova expansão ao interior de Pernambuco.
Depois de alcançar a Zona da Mata e o Agreste, o PROLINFO chega, agora, ao município de Petrolina, Sertão do São Francisco. Com a proposta de beneficiar toda a sociedade oferecendo cursos de alta qualidade a preços acessíveis, o Programa lançará o novo polo de ensino na Semana de Inglês da UPE Campus Petrolina, no dia 20 de outubro, no auditório da instituição, a partir das 18h. As aulas estão previstas para começar em março de 2015.
Ação de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), o PROLINFO foi criado em 2002 com o objetivo de oportunizar cursos de idiomas (inglês, espanhol e português) e de informática não apenas à comunidade acadêmica da UPE, mas a toda sociedade pernambucana. O Programa ainda contribui para a formação docente de estudantes de licenciaturas. Alunos da graduação em Letras e em Informática atuam como professores dos cursos, acompanhados de perto por uma equipe de coordenadores.
A participação na Semana de Inglês contará com uma palestra de sensibilização na abertura do evento, proferida pelo coordenador geral do PROLINFO, professor Carlos Silva. “Será uma oportunidade para apresentarmos nossos cursos a pessoas que tenham interesse em estudar ou atuar como professor-estagiário”, explica o professor. Com o intuito de divulgar os cursos, a coordenação do Programa ainda visitará outras instituições de ensino de Petrolina, como a Faculdade de Ciências Aplicadas (Facape), o Colégio da Polícia Militar e a Universidade de Vale do São Francisco, entre outras.
As aulas do PROLINFO em Petrolina estão previstas para acontecer na UPE Campus Petrolina, em dias úteis e aos sábados. Em janeiro de 2015, os interessados poderão se inscrever pelo site www.prolinfo.com.br. O diferencial dos cursos está na forma de pagamento. O PROLINFO não cobra mensalidade, apenas uma taxa de matrícula que vale pelo semestre.
SELEÇÃO DE PROFESSORES – Para estudantes de licenciaturas em Petrolina que desejam atuar como professores-estagiários, a coordenação de interiorização do PROLINFO comunica que haverá processo seletivo durante a estruturação do curso na cidade, de 20 a 24 de outubro. A inscrição de candidatos já pode ser feita pelo site http://tiny.cc/rhprolinfo. Segundo o professor Vinicius Pascoal, responsável pela seleção, o processo contará com entrevista e aplicação de prova teórica. Ao final, os selecionados passarão por um treinamento sobre a metodologia do curso.
Saiba mais sobre o PROLINFO
O PROLINFO é um programa de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) que oferece, à população pernambucana, cursos de idiomas (inglês, espanhol e português), informática e computação gráfica de alta qualidade a preços acessíveis. Munido de um corpo docente em processo de formação pedagógica — todos estudantes de licenciaturas —, supervisionado por uma equipe multidisciplinar de coordenadores, o PROLINFO atua em duas frentes. De um lado, oportuniza o conhecimento à sociedade e, de outro, serve como campo de estágio único aos novos professores pernambucanos.
Criado em 2002, o PROLINFO cresceu e se expandiu além da Capital. Hoje, está presente também na Região Metropolitana do Recife (Camaragibe), na Zona da Mata (Nazaré da Mata) e no Agreste (Garanhuns), municípios em que se situam campi da UPE. A novidade para 2015 é o início das atividades do Programa em Petrolina, Sertão pernambucano, onde poderá atender à população para além das fronteiras do Estado, beneficiando estudantes da circunvizinhança, ávidos por capacitação.
E a expansão não para por aí. A expectativa é alcançar, em um futuro próximo, outras cidades em que a UPE está presente: Caruaru, Palmares, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada.
