Vai começar a IV Feira de Caprinos e ovinos de Massaroca


A IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca, que acontece neste final de semana, a partir de amanhã (09 a 11), tem como objetivo reafirmar as potencialidades da cadeia produtiva regional. A comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura e a capacitação do público fazem do evento uma oportunidade de divulgar as atividades culturais e econômicas do local. Palestras sobre Clostridiose e Caprinocultura Leiteira pretendem abrilhantar o evento. A feira é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA e o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca – CAAM e vai acontecer no Parque Didi.

“A primeira feira de caprinos e ovinos do distrito de Massaroca foi realizada há oito anos pela comunidade local. Hoje, através de uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro e os produtores da região, já estamos realizando a quarta edição do evento. A quantidade de animais sempre supera as expectativas, marcando um diferencial muito forte”, observou José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador da feira.

O médico veterinário Mateus Matiuzzi palestrar sobre a Clostridiose, um conjunto de doenças transmitidas por bactérias, que causam grandes prejuízos econômicos para a caprinovinocultura em todo o país. “Vamos falar da necessidade e importância da prevenção da doença, através da vacina, que é anual e polivalente. As clostridioses podem ocasionar nos animais, botulismo, carbúnculo, sintomático (maqueira), gangrena gasosa/edema maligno em bovinos, ovinos e caprinos, e enterotoxemia em ovinos e caprinos”, informou. 
Já o engenheiro agrônomo da EBDA, José Hugo, será responsável pela palestra sobre Caprinocultura leiteira, setor que vem conquistando o mercado, tanto na forma de leite pasteurizado e congelado, como na forma de leite em pó. “O Brasil, com cerca de 12,2 milhões de cabeças possui o nono maior rebanho caprino do mundo. No entanto, contribui com apenas 1% da produção mundial de leite de cabra (FAO, 1995). Portanto, torna-se necessário que os profissionais e empresários da área rural envolvidos com a caprinocultura leiteira incorporem cada vez mais tecnologias de baixo custo e fácil aplicação, visando aumento da produtividade de nosso rebanho”, observou.
O Programa Bioma Caatinga será outro tema abordado durante a feira bem como a ordenha higiênica. A programação também contará com concursos, julgamentos de lotes uniformes e apresentações culturais. “O foco de desenvolvimento da cadeia produtiva e da valorização da cultura e da economia local foi alcançado durante a realização de todas as edições do evento. A Feira se concretiza cada vez mais e já é algo consolidado na região”, declarou Agnaldo Meira, Secretário de Agricultura de Juazeiro.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *