Técnicos traçam perfil da tuberculose na região

Grupo Técnico de Controle a tuberculose faz balanço e define ações para 2011


 

 

O Grupo Técnico Municipal da Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira (23) mais uma reunião do grupo de trabalho criado para traçar o perfil da doença na região, além de manter um monitoramento, avaliação e controle da tuberculose. No encontro que contou com a participação de representantes da SMS, do Laboratório Central (Lacen) e dos centros de coleta das Unidades Primárias de saúde, foi feita uma avaliação do segundo semestre e traçadas novas metas para 2011.

Durante a reunião os participantes puderam fazer explanações, expondo as melhorias, conquistas e dificuldades que ainda são encontradas no serviço. Entre as questões discutidas estavam à forma de coleta para realização do exame para diagnóstico da tuberculose, assim como é feito o transporte deste material e como estão funcionando os centros de coleta. Ainda foi colocada em pauta a importância da confecção de um folheto informativo, com orientações sobre como e quando colher o material, onde entregar, além de outras informações essenciais para os pacientes.

“Esse é o momento de fazer uma análise dos últimos meses, onde trabalhamos conhecendo melhor o funcionamento da rede para direcionar as ações de controle. Já identificamos as situações críticas que atrapalhavam o controle da tuberculose e realizamos as intervenções necessárias”, ressaltou o coordenador da vigilância epidemiológica, Francisco Freitas.  Entre os avanços, o coordenador destacou a mudança da terapêutica para tuberculose. “Um dos grandes entraves da doença era o tratamento muito longo, que terminava fazendo com que o paciente abandonasse o acompanhamento. Agora temos um novo medicamento comercializado que facilita o tratamento, atuando de forma eficiente.”

Ao final do encontro ficou definido que seria programado um treinamento para os profissionais que fazem a coleta, assim como também serão trabalhados os funcionários que realizam o transporte do material. O grupo também apontou como fundamental a confecção do folheto informativo contendo orientações básicas e essenciais. Assim como foram realizadas reuniões nos últimos meses, em 2011 a meta do grupo é continuar o trabalho em equipe, com encontros que continuarão a expor novas medidas que devem ser adotadas para que o serviço permaneça melhorando e se aperfeiçoando a cada dia.

Avanços – O grupo de trabalho se caracteriza como uma nova forma de organizar e coordenar as atividades de combate ao bacilo de Koch, com o monitoramento dos pacientes para averiguar se há localidades onde existam focos da doença e se os pacientes estão tomando os medicamentos. O acompanhamento diário é feito pela Atenção Primária de Saúde e os exames de baciloscopias são feitos pelo Lacen. Já a epidemiologia acompanha os casos através do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (Sinan), avaliando de perto o grau de incidência e prevalência da tuberculose e a dispensação da medicação. O objetivo destas medidas é viabilizar ações contra a tuberculose reduzindo o surgimento da doença no município.

Texto:Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *