Sexta feira da paixão

A data da Sexta-Feira Santa depende da definição da data da Páscoa, e esse dia é marcado pela realização de uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo, além de contar com encenações teatrais chamadas Paixão de Cristo e uma procissão que simula o enterro de Jesus.

Leia também: História da Páscoa — origens da celebração e influências que sofreu ao longo do tempo

Resumo sobre a Sexta-Feira Santa

  • A Sexta-Feira Santa é um dia sagrado que está relacionado com a Páscoa.
  • Segundo a tradição cristã, esse dia é conhecido como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morto.
  • A data da Sexta-Feira Santa depende da definição do dia da Páscoa.
  • É um dia de luto e tratado pelos fiéis com bastante devoção.
  • É comum que os fiéis evitem o consumo de carnes vermelhas.

O que é a Sexta-Feira Santa na Páscoa cristã?

A Sexta-Feira Santa é um dia sagrado e de grande importância para o calendário litúrgico dos cristãos. A celebração desse dia é parte da cerimônia da Páscoa, a festividade cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Basicamente, a Sexta-Feira Santa é conhecida por ser o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu.

Os cristãos referem-se a esse dia também como Sexta-Feira da Paixão, sendo que a palavra “paixão” advém do latim passio, que significa “sofrimento”. A Sexta-Feira Santa antecede o Domingo de Páscoa em dois dias, seguindo a lógica da narrativa cristã que diz que no terceiro dia Jesus Cristo teria ressuscitado.

Sexta-Feira Santa no Tríduo Pascal

A Sexta-Feira Santa faz parte da Semana Santa, o conjunto de dias que constituem a última semana de Jesus Cristo. De acordo com a liturgia católica, essa semana se inicia com o Domingo de Ramos, que relembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém. Além disso, a Sexta-Feira Santa também faz parte do que é conhecido como Tríduo Pascal.

O Tríduo Pascal reúne três dias da Semana Santa, que são: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Cada um desses dias ficou marcado por um evento distinto durante a crucificação e morte de Jesus Cristo, portanto eles têm significados diferentes na liturgia cristã.

Esse é um período de muita devoção para os cristãos, pois relembra exatamente a morte e crucificação de Jesus Cristo. Na Sexta-Feira Santa, o foco deve ser Jesus, por isso as imagens de outros santos são cobertas nas igrejas católicas. Além disso, a Igreja entende que é um dia de penitência e orienta os seus fiéis a evitarem o consumo de carne, principalmente o de carne vermelha.

Costumes da Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa já possui algumas tradições consolidadas na cultura religiosa, especialmente dos católicos. Um evento de grande repercussão são as peças teatrais que retratam a prisão e crucificação de Cristo, conhecidas como Paixão de Cristo. Essas peças teatrais são realizadas em diversos locais.

Muitos fiéis abrem mão do consumo de carne vermelha e de frango nesse dia e optam por consumir apenas carne de peixe. A Sexta-Feira Santa é um dia em que não são realizadas missas, porque se entende que é um dia de luto, mas esse dia é marcado por uma cerimônia religiosa que recebe o nome de Celebração da Paixão de Cristo.

Essa cerimônia é tradicionalmente realizada às 15 horas, o momento em que Jesus teria morrido, de acordo com a tradição cristã. Além disso, é comum que seja realizada a Procissão do Enterro, que simula o enterro do corpo de Jesus Cristo. A liturgia religiosa também prioriza a utilização das cores vermelha e preta.

Sexta-Feira Santa é feriado no Brasil?

A Sexta-Feira Santa é um feriado religioso, mas isso não significa necessariamente que o dia vai ser considerado nacional. Do ponto de vista da Lei nº 10.607, de 16 de dezembro de 2002, a Sexta-Feira Santa não é um feriado nacional, porque essa lei estabelece sete feriados nacionais, e esse dia religioso não é um deles.

Entretanto, a legislação brasileira dá abertura para que esse dia seja considerado um feriado. Isso porque a Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, determina que a Sexta-Feira Santa pode ser considerada feriado desde que haja alguma lei municipal ou estadual que estabeleça isso. Por fim, o governo pode emitir uma portaria que anuncia se o dia será considerado feriado ou não para os órgãos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *