Senhor do Bonfim sedia Conferência Territorial de Ater

Com o objetivo de propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru realiza a I Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O evento, que iniciou ontem (23), e termina hoje (24), no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, município de Senhor do Bonfim, reúne técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado a Secretaria da Agricultura, representantes de cooperativas, associações, ONGs, agricultores familiares, secretarias municipais de agricultura e movimentos sociais.

Na programação de trabalho foram montados cinco grupos para debate e elaboração de propostas referentes aos temas: Ater e Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a redução das desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater, e Metodologia e abordagens de Extensão Rural.

O gerente regional da EBDA em Senhor do Bonfim, Ailton César Gonçalves, explica que a Conferência Territorrial faz parte do processo preparatório para a primeira Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (1ª Cnater), organizada pelo Conselho de Desenvolimento Rural Sustentável (Condraf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Esse é o primeiro passo para a Conferência Nacional. Dessa experiência, tiraremos propostas e representantes para o encontro estadual. A EBDA e a sociedade civil organizada estão pensando em ações que visem fortalecer a assistência rural na região e no Estado”, concluiu Gonçalves.

Cnater

A primeira Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª Cnater) acontece de 23 a 26 de abril de 2012, em Brasília. A partir da conferência, serão propostas diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e em atendimento à Lei nº. 12.188, de 11 de janeiro de 2010, a Lei de Ater.

Participaram do evento nacional delegados, convidados e observadores, entre eles representantes da sociedade civil (75% de representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, e 25% de representações de entidades não governamentais, executoras de serviços de Ater), representantes de entidades governamentais executoras de serviços de Ater, além de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e municipal.

(Ascom Seagri-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *