Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina conclui mais uma turma do Projeto Samuzinho com entrega de certificados

A Coordenação Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) entregou, nessa quinta-feira (13), os certificados da quarta turma do Projeto Samuzinho, formada por alunos da Escola Municipal Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru. O projeto, criado em 2009, tem como objetivo promover a educação e conscientização das crianças em relação ao serviço prestado pelo SAMU, a fim de reduzir o número de trotes e melhorar a qualidade do atendimento.

No evento, realizado na própria escola, estudantes e professores ainda participaram de uma palestra sobre primeiros socorros e assistiram a uma simulação de atendimento realizada pelos alunos do Projeto. “Hoje, os alunos apresentaram um pouco do que eles aprendem durante o período em que são assistidos pela nossa equipe. A partir dessas atividades educativas e da apresentação do SAMU às crianças, conseguimos reduzir o número de ligações falsas feitas para o 192. Isso nos ajuda a salvar vidas, pois atendemos às chamadas verdadeiras com mais velocidade”, avaliou o coordenador geral do SAMU, Tiago Acioli, agradecendo o apoio da gestora da Escola, Ariana Braga.

Formada por 16 estudantes, a turma foi orientada pelo coordenador do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), o enfermeiro Nilton Leite. No decorrer de seis encontros, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a base Central do SAMU e o seu funcionamento, os equipamentos e ambulâncias que prestam serviço à população, além de receber noções básicas de primeiros socorros, orientações sobre os transtornos causados pelos trotes, prevenção de acidentes, cuidados no trânsito e cidadania.

O projeto contempla crianças com idades entre 7 e 12 anos, que sejam comprometidas, assíduas em sala de aula e que tenham boas notas. Erislayne Tainá Barbosa Lima, estudante do 5° ano, foi uma das selecionadas. “Gostei muito de participar do Samuzinho porque aprendi primeiros socorros e agora vou poder ajudar quando uma pessoa precisar de socorro e também passar um pouco do conhecimento para os meus colegas, para que eles não passem trotes”, declarou a garota de 12 anos.

A seleção do grupo foi feita pela direção da escola e o treinamento acontece duas vezes ao mês. Além da Escola Walter Gil, o Samuzinho também formou turmas nas Escolas Paulo Freire (São Gonçalo), Jacob Ferreira (Cosme e Damião) e na Escola Antônio Cassimiro (Antônio Cassimiro).


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *