Secretaria de Segurança de Petrolina abriu mais uma turma da Guarda Mirim

 

Cidadania, Direitos Humanos, Ordem Unida, Defesa Civil, Meio Ambiente e Oratória são as disciplinas que as 39 crianças da Escola São José da comunidade Porto da Ilha passaram a ver desde ontem (03), na formação do Programa Guarda Mirim. Promovido pela Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina, esta turma completa o ciclo de formação, com três turmas, que terão aulas neste mês de junho. Concluída a primeira turma do ano com a comunidade do Serrote do Urubu, a intenção agora é formar mais 109 crianças envolvendo todas as áreas de Petrolina, irrigada, urbana, ribeirinha e de sequeiro. Além da nova turma, a semana será intensa para a equipe de instrução da Secretaria que tem ainda por formar os estudantes da Escola Municipal Santa Terezinha, do bairro Dom Avelar e Professor Valter Gil, do Mandacaru.

 

 

 

“A ideia é essa: levar esses valores para todas os estudantes de Petrolina. Seguimos firme nesse objetivo e já temos outros planos para colocar em ação, tudo com a meta de levar a prevenção e auxiliar na formação de cidadãos dignos, conscientes dos seus direitos mas, principalmente, dos seus deveres”, afirmou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, revelando que já está em planejamento o Guarda Mirim Móvel, que visitará em um dia as escolas do interior.

 

 

As aulas acontecem na sede da Secretaria, localizada no Parque Josepha Coelho e serão ministradas, semanalmente, até o final do mês em dias alternados (segunda, terça e sexta-feira) e em horários opostos ao escolar. Acompanhando a turma, o Presidente da Associação do Bairro, Zenoildo Rocha Prado, reforçou a importância dessa formação, parabenizando a inciativa do poder público municipal. “As crianças estão muito entusiasmadas e ansiosas para participar da formação. Isso demonstra o interesse que elas já têm em contribuir e aprender mais. A Prefeitura de Petrolina está de parabéns por pensar em algo que contribui com a formação dos nossos jovens”, afirmou.

 

 

Concluídas as aulas, que acontecerão com uma carga horária de 20 horas, as crianças serão avaliadas com uma prova, questionando todo o conteúdo visto. Se aprovadas, elas participarão da formatura, prevista para o segundo semestre deste ano. Eles receberão certificados, carteirinha, bonés e camisas, o que os habilitará a exercer a função de agente mirim na sua escola e comunidade.

 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *