Plantação de tabaco no Salitre está dando o que falar


A atitude do Governo Federal de licitar uma área do Projeto Salitre, para o plantio de tabaco está dando o que falar. O ex- vice-prefeito de Juazeiro e funcionário da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Carlos Chaves, conversou com a equipe do blogQSP e mostrou a carta enviada por ele à presidente Dilma Roussef no dia 4 de fevereiro. Na correspondência Chaves afirma ser um contra-senso liberar áreas para o plantio de tabaco sendo que o próprio Ministério da Saúde faz campanhas contra o fumo. Para o QSP o ex-vice-prefeito disse pensar que os lucros obtidos com a plantação do tabaco não ficarão na região. “Pelo o que estou sabendo o beneficiamento desse produto será no sul do país, aqui não tem ainda uma indústria para beneficiar. Então, o vai que se vai colher desse benefício ele vai todo para o Sul do País”, especula Chaves.    

 No documento enviado à presidente são apontadas soluções de cultivo que possam substituir o plantio de fumo no Salitre. “Como existe um experimento da Embrapa do Semi-Árido no Projeto Bebedouro, em Petrolina, de caqui, pêra, maça e oliveira, com bons resultados, cujos recursos são oriundos da Codevasf, solicito de Vossa Excelência determinar que se estenda esse experimento para o Salitre”.

Chaves comentou que o pedido de extensão das ações desenvolvidas no Projeto Bebedouro para o Projeto Salitre, seria em função do melhor proveito da terra da região. “Caqui, pêra, maça e oliveira são produtos com muito mais valor agregado”, disse. 

 

Emerson Rocha (estagiário)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *