Petrolina terá o maior programa habitacional do Norte Nordeste do Brasil

No último final de semana, a secretária de planejamento e urbanismo de Petrolina, Marlize Mainardes, esteve em Brasília para reuniões no Ministério das Cidades. Na oportunidade, a secretária falou sobre os projetos desenvolvidos na cidade e sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”, realizado entre o Governo Federal e a Prefeitura. Retornando da viagem, a secretária trouxe boas notícias para Petrolina. O Ministério das cidades autorizou a contratação de mais 2 mil casas para o município.

Com essa autorização, a Prefeitura de Petrolina contratará, ainda este ano, 4 mil novas habitações, que começarão a serem construídas até dezembro. ” Além dessas, nós estamos liberando mil casas que foram contratadas em 2010, mas, que na época, tiveram pequenos problemas com a localização e agora estão sendo liberadas. Então, teremos um quantitativo de 5 mil novas casas do Minha Casa, Minha Vida para Petrolina”, explica a secretária, Marlize Mainardes, trazendo outro número importante para o município. ” Com as 2.500 casas já entregues, nós teremos o maior programa habitacional do norte nordeste do Brasil, segundo o próprio Ministério das Cidades”, comemora a gestora.
Marlize Mainardes explica os motivos que levaram Petrolina à posição de destaque no acréscimo de número de habitações do Minha Casa, Minha Vida. “É pelo modo como estamos trabalhando; pela credibilidade que nós temos junto ao Ministério das Cidades, à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil e, principalmente, por nós apresentamos um diferencial: onde cada um desses novos empreendimentos forem se instalando, as construtoras responsáveis terão que dar como contrapartida uma escola de seis salas de aula, uma creche e um clube do bairro. Isso, aos olhos dos gestores do Ministério das Cidades, é uma coisa importantíssima, pois pensamos na educação das crianças e no social”, salientou.
De acordo com a secretária, a equipe do Ministério das Cidades destacou que cerca de 30% das crianças de cada empreendimento tem que ter direito a creche. Petrolina hoje tem cerca de 77 creches do Programa Nova Semente em funcionamento, além das creches do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que já foram entregues e algumas que estão em construção. “Petrolina hoje também é pioneira no Brasil no quantitativo de crianças de zero a seis anos atendidas em creches”, destacou a Marlize Mainardes.
Além de ter liberado mais habitações para Petrolina, o Ministério elogiou a cidade por ter sido a primeira no Brasil a ter conseguido fazer o distrato e a migração de famílias de um programa habitacional para outro. “Hoje é inviável a gente contratar qualquer construtora com o valor de R$ 9 mil por cada habitação. Diante desse impasse que vínhamos tendo, nós buscamos a solução de readequá-los no Minha Casa, Minha Vida”, concluiu a secretária .


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *