Petrolina no combate à dengue: Mutirões são realizados em Rajada e Caititu

 

 

Trabalhando sempre com a prevenção e com o intuito de erradicar o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através da Gerência de Endemias, realizou no Distrito de Rajada, nos dias 27 e 28 de abril, mais um mutirão de combate à dengue na localidade. Durante a iniciativa, 50 agentes de combate à endemias estiveram realizando diversas atividades, das 8h às 13h. A intenção é intensificar o controle da doença, principalmente, nos meses de chuva na região. Ainda nesta quinta-feira (28), a mesma ação foi realizada na localidade de Caititu.


Entre as ações, os profissionais fizeram visitas domiciliares em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, eliminaram criadouros, com o tratamento com larvicida, para o mosquito na forma de larva. Os agentes de endemias também fizeram a parte de educação em saúde, passando orientações para a população sobre formas de combater a dengue, com ações simples que podem ser aplicadas diariamente pela comunidade.


Entre as dicas estavam: manter caixas d’água e tonéis fechados; colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; não deixar a água ficar acumulada; virar garrafas e latas velhas; não deixar que as calhas d’água fiquem entupidas; não deixar pneus expostos às chuvas. A população ainda pode ajudar no combate à dengue denunciando locais que podem servir de criadouros para o mosquito através do telefone 3864.0645 ou pelo e-mail:denguepetrolina@hotmail.com .


De acordo com o Gerente de Endemias do Município, Jailson Araújo, a ação foi positiva, pois a equipe conseguiu visitar um grande número de residências, atingindo assim o grande público. Ao saber do resultado da mobilização a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, parabenizou a equipe e mencionou o trabalho realizado pelos agentes de endemias. “Graças a um trabalho em conjunto dos agentes de endemias e população, conseguimos reduzir nossos índices em 42% em relação ao mesmo período do ano passado. É uma conquista e devemos manter esta articulação para diminuir cada vez mais os números e devemos continuar com o trabalho de prevenção que  organizamos com muito cuidado”, ressaltou.


Ações – Na última quarta-feira (27), uma equipe esteve na Escola Eliete Araújo, localizada na Vila Mocó, ministrando uma palestra com o tema  “Dengue”. Ao todo, participaram 16 turmas, tanto do período da manhã quanto do turno da tarde. Na mesma ocasião, foi feita uma panfletagem no Parque Josepha Coelho, com cartilhas que tratam sobre aspectos importantes da dengue.  Participaram da atividade alunos, professores e agentes de endemias.  Já nesta sexta-feira (29), os mesmos trabalhos realizados nos distritos de Rajada e Caititu, serão executados também no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – C-1.

 

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *