Nova Central de Tratamento de resíduos será implantada em Petrolina

 

Na manhã de ontem (10), uma equipe de fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) formada por biólogos, engenheiros e arquitetos realizou uma vistoria no aterro sanitário conhecido por “Raso da Catarina”, localizado no bairro José e Maria, em Petrolina, para análise da atual situação do local. Segundo o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior, o aterro que possui 22 hectares, está em situação de controle, mas que já está projetado um novo local para servir de depósito. “Petrolina é uma cidade que está crescendo bastante e produzindo cada vez mais lixo. O aterro sanitário Raso da Catarina está controlado, mas ele cresce cerca 5 metros de altura por 20 de extensão a cada mês e será preciso um novo depósito para o lixo”, esclareceu Geraldo.

O diretor-presidente explicou também que o projeto já está em andamento. “Já estamos adiantando com o jurídico o processo de licenciamento e vamos analisar com os técnicos as informações que obtivemos na visita de hoje”, explicou.

Em Julho deste ano, foi discutida em audiência, a instalação de uma central de tratamento de resíduos sólidos (CTR) no município de Petrolina. A proposta é garantir o correto tratamento e a destinação final de resíduos sólidos na cidade por um período de 20 anos, em local seguro e longe da população. A implantação de uma central de tratamento de resíduos com aterros sanitário e industrial, fora da cidade e equipada com todos os dispositivos de proteção ambiental exigidos vai evitar a poluição e os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado do lixo.

O novo espaço para implantação da CTR está sendo projetado no quilômetro 20 da BR-407, sentido Afrânio, no distrito de Curral Queimado. São 74,47 hectares a uma distância de aproximadamente de 22 quilômetros do centro urbano do município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *