intercâmbio entre Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica

 


Grupos de jovens e de mulheres do Perímetro Irrigado Barreiras – Bloco 1, localizado em Petrolândia (PE), visitam, nesta terça-feira (22), às 9h, a Associação Agropecuária e Artesanal do Município de Abaré (Associação Florimel), do Perímetro Irrigado Pedra Branca, que fica nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia.  O objetivo é proporcionar aos grupos do Perímetro Irrigado Barreiras – Bloco 1 a oportunidade de trocar experiências e aprimorar conhecimentos sobre a confecção de produtos artesanais de fibra da bananeira produzidos pelo grupo Bendito Mangará, que faz parte da Florimel.

A visita faz parte de uma estratégia da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que atua no Perímetro Irrigado Barreiras – Bloco 1, fornecida pela Codevasf, por meio do convênio firmado com a Chesf, que visa promover o intercâmbio técnico dentro do Sistema Itaparica.

“Viabilizar o intercâmbio com experiências do Sistema Itaparica é interessante e bastante produtivo porque, apesar de cada Perímetro Irrigado possuir suas próprias identidades, as famílias de agricultores possuem algo em comum, que a de serem reassentadas”, explica o analista em desenvolvimentoregional, Hugo Rocha, da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE).

Mangará – Umbigo ou parte terminal da inflorescência da bananeira. É também popularmente conhecido por coração do cacho da banana. Com esta homenagem, a Florimel batizou o grupo que produz artesanato com fibra de bananeira e criou a marca dos produtos que hoje se chama Bendito Mangará.

Além do artesanato, a Florimel possui outros grupos que desenvolvem trabalhos com apicultura e horta orgânica. “A Associação também possui uma área de comunicação e comercialização que é uma parte da entidade que busca acessar as políticas públicas de comercialização, sem perder o foco nos outros trabalhos, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou o diretor de comunicação e comercialização, Jerson Souza, da Florimel.

 

Sistema Itaparica – Os Perímetros Irrigados Barreiras – Bloco 1 e Pedra Branca fazem parte do complexo dePerímetros Irrigados que formam o Sistema Itaparica. Os empreendimentos de Irrigação foram implantados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em virtude da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (Usina Itaparica), para reassentar a população que vivia na zona rural.

 

Ianne Lima
Jornalista
Assessoria de Comunicação do Sistema Itaparica – Convênio Eletrobras Chesf/Codevasf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *