Índios da tribo Fulni-ô fazem apresentações culturais em Petrolina

 

 

Desde o último domingo (03), cerca de 20 índios da tribo indígena Fulni-ô, oriundos do município de Águas Belas (PE), estão hospedados no Parque Municipal Josepha Coelho. A visita, realizada pela segunda vez consecutiva, visa cumprir uma agenda de apresentações da sua cultura em diversos locais de Petrolina, como escolas públicas e particulares e no próprio parque. Com danças típicas e apresentação do artesanato, com peças disponíveis à venda, como colares, arco e flecha, cocar, entre outras, os índios permanecerão na cidade até o próximo dia 20 de abril, aproveitando para comemorar o seu dia (19) na cidade.

 

No parque, as apresentações acontecerão nos dias 10 e 17, às 10h. As apresentações serão abertas ao público. “É muito interessante abrir nosso espaço para que manifestações culturais ganhem visibilidade. Pelo segundo ano recebemos o grupo da tribo Fulni-ô e convidamos toda a população a prestigiar esse evento”, reforçou a coordenadora administrativa do Parque, Emmanoela Sena.

 

Na ocasião, os espectadores podem levar 1kg de alimento não-perecível, que será entregue aos índios e sua tribo.

 

Tribo Fulni-ô

Os índios da tribo Fulni-ô vivem em Pernambuco numa aldeia de 11.500 hectares, localizada a 500 metros da sede da cidade Águas Belas. Sua população é de aproximadamente 3.600 índios. Também conhecidos como Carijó ou Carnijó, não se conhece o tempo da sua existência.

 

De origem antiga, Fulni-ô significa “povo da beira do rio” e está relacionado com o rio Fulni-ô que corre ao longo da aldeia de Águas Belas. Bilíngues, se vestem como os brancos, mas não perderam sua identidade. São os únicos indígenas do Nordeste brasileiro que mantêm viva a sua língua nativa, a Yaathe (ou Yathê) que significa “nossa boca, nossa fala, nossa língua”.

 

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Emmanoela Sena

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *