IBAMA e Prefeitura vão criar Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Petrolina

 

 

Uma parceria entre o Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA e a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina – SEPUMA vai criar uma Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios florestais, para atuar na área rural de Petrolina. O programa nacional é desenvolvido pelo IBAMA, desde 2000, e neste ano conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina para operar no Município.

 

 

 

 

Em Pernambuco, apenas duas cidades irão receber a Brigada. Petrolina foi escolhida por apresentar a maior área de vegetação remanescente de caatinga do estado (285 mil hectares), pela presença de assentamentos, e por apresentar um índice de focos de calor. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em 2010, foram registrados 105 focos na área rural do município, especialmente, nas áreas de sequeiro.

 

A equipe atuará no intuito de prevenir e combater os incêndios florestais, através de ações de educação ambiental, orientação da queima controlada, coleta e plantação de sementes, auxílio na recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor e na construção de aceiros – áreas de segurança que impedem o descontrole do fogo utilizado nas plantações agrícolas. Composta por 15 membros, a Brigada funcionará de agosto a dezembro, quando há maior incidência dos focos de calor, e terá como foco principal os assentamentos rurais e os agricultores.

 

Os brigadistas serão selecionados após um curso de capacitação, que tem como objetivo formar multiplicadores do conhecimento ambiental, capazes de ensinar noções de preservação aos moradores da região e, quando necessário, combater os incêndios. Ao final do curso, cada escolhido passará a receber uma remuneração que varia entre um e dois salários mínimos, além dos auxílios creche, alimentação e transporte, seguro acidente, equipamento de proteção individual, automóvel para as ações da brigada e instrumentos para o controle das chamas.

 

De acordo com o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, a criação da Brigada é mais uma etapa da política ambiental do Município, que prevê o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente de proteção ambiental e também o apoio a iniciativas de outros órgãos que venham a beneficiar Petrolina. “À medida que nós conseguimos manter parcerias com órgãos como o IBAMA, mostramos que estamos cumprindo o nosso papel na preservação do Meio Ambiente e das espécies nativas dessa região”, salientou Geraldo Junior.

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *