I Seminário de Atenção Integral à Saúde da Criança debate melhorias na assistência

Qualificar os serviços oferecidos na rede municipal para as 38 mil crianças de Juazeiro. Esse foi o objetivo central do I Seminário de Atenção Integral à Saúde da Criança, promovido pela Secretaria de Saúde do município na Uneb. O Seminário que encerrou nesta quinta-feira (29), reuniu todos os profissionais da rede básica de saúde. 

Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres, o município já pode comemorar muitos avanços, como a redução da mortalidade infantil, que de 2008 para 2010, teve queda. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade no município (SIM), a cada 1 mil nascidos vivos, a taxa reduziu de 22,9 em 2008 para 17,9 em 2010.

Juazeiro é referência no Nordeste na cobertura das Equipes de Saúde da Família (ESF) com 93% de cobertura e 54 ESF. A cobertura vacinal, afirma a diretora, tem evoluído, estando hoje bem melhor que em anos anteriores. Juazeiro está com 98% de cobertura contra a hepatite B, 96% da tetravalente, 94% contra a poliomielite, 99% de pessoas protegidas da tríplice viral e 86% contra a febre amarela. (fonte: SIABMUN/2010 – para crianças menores de ano).

“O aumento da cobertura é muito importante para contribuir com a redução da mortalidade infantil. Não estamos na situação ideal, pois a taxa de internação diarréica ainda está elevada. Precisamos melhorar, levar mais informações aos profissionais, humanizar e qualificar os atendimentos, aumentando desta maneira os cuidados nas unidades”. Geandry Peres acrescenta que é necessário diminuir as taxas de internação hospitalar por doenças infecciosas e de doenças do aparelho respiratório. 


A diretora conclui falando da estruturação da rede de atenção à criança no município. “Ganhamos a Maternidade Municipal e o Hospital da Criança, além de equipar e reformas as Unidades de Saúde da Família, e contratar mais profissionais. Vamos melhorar muito mais, reduzindo as internações por causas sensíveis a atenção básica, além de qualificar a assistência maternoinfantil”, comenta Geandry Peres.

Segundo a supervisora do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, Luciana Florintino, o evento permitiu discutir sobre linhas de cuidados para a criança, melhorando a assistência em saúde para o público. “O assunto é prioridade para Juazeiro. O Seminário possibilitou refletir como estão nossas práticas, o que podemos melhorar, para que voltemos as unidades com um conjunto de ações mais eficientes e que atendam com qualidade e humanização todas as crianças”, declarou.

“O Seminário foi muito importante. Existem hoje três grandes preocupações na saúde: a infância, o idoso e a atenção materna. Já estamos colocando em prática o projeto Territórios, que visa melhorar a atenção aos portadores de doenças crônicas e agora estamos focando a saúde da criança. A região Nordeste já foi campeã em mortalidade infantil e é sempre bom chamar a atenção dos profissionais para os devidos cuidados. Ainda temos muitos desafios a vencer, mas a luta por uma saúde melhor continua”, concluiu o médico da ESF do Jardim Primavera, Carlos Olimpio Rezende.

Os temas debatidos durante o evento foram: Doenças Respiratórias (pneumonia e asma), Parasitoses, Diarréia e Saúde Bucal.

(Vânia Castro – Ascom Juazeiro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *