Grande Corrida encerra os Jogos da Integração

Com um saldo de 12 modalidades e mais de 4 mil atletas participantes terminou, no último sábado (17), a edição 2011 dos Jogos da Integração. O evento, que chega ao seu segundo ano, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Esportes, em parceria com Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Polícia Rodoviária Federal, SESI, SESC, Santana Assessoria Esportiva, Petrape, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, 72º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército e Secretaria de Infraestrutura.

O último dia de competições foi iniciado com uma corrida de 10 km, percorrendo as Avenidas Guararapes, Integração, Clementino Coelho, Viaduto do Barranqueiro até chegar à Prefeitura Municipal. Entre os 150 participantes estiveram representantes de municípios como Crato e Farias Brito (CE), Jaguarari e Juazeiro (BA) e Bodocó (PE), disputando o prêmio de R$ 500,00. Mas os destaques da prova foram dois petrolinenses, que assumiram o lugar mais alto da prova tanto na categoria elite masculina, como na feminina.

“Receber esse prêmio é uma honra porque venho me preparando há muito tempo. Treino todos os dias e é gratificante saber que o treinamento valeu a pena”, afirmou a primeira colocada na prova de elite feminina, Simone Daiane Raquino Alves, atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA). O segundo e o terceiro lugar da prova foram ocupados por Marina Maçal (Santana Assessoria Esportiva) e Maria Aparecida (Academia Irmãos Valério). “O atletismo em Petrolina nunca foi muito valorizado, mas agora a gente percebe que a Prefeitura quer reconhece esse esporte e os nossos atletas”, completou a campeã.

Entre os homens, o pódio foi preenchido pelo petrolinense de Roçado, Moisés Rosa (APA), seguido por Jaelson de Alencar (APA) e Ricardo Santos (Santana Assessoria Esportiva. O evento ainda premiou os atletas em categorias por faixa etária masculino e feminino e deficientes físicos. “O esporte traz bem estar para o cidadão, por isso, o prefeitura está de parabéns. Essa corrida integra atletas de várias regiões e de várias cidades”, ressaltou Moisés Rosa, salientando a emoção de ser campeão em sua terra natal.

O encerramento dos Jogos da Integração 2011 aconteceu à noite, com a disputa e a premiação dos primeiros colocados nas modalidades handebol masculino e femininos. Na competição masculina, o pódio foi ocupado pelos times Cohab Massangano/Clube Dom Bosco, Cidade Universitária/Aplicação e Colégio Dom Bosco, respectivamente. Já a disputa feminina ficou definida com Cidade Universitária/Aplicação, em primeiro, o time do colégio Dom Bosco em segundo e a equipe do João de Deus/IF Sertão, em terceiro.

“É uma grande satisfação saber que os Jogos da Integração chegaram ao seu final superando todas as expectativas. Só temos a agradecer à todos os participantes, parceiros, ao prefeito Julio Lossio que acreditou nessa ideia, e a primeira-dama, Andréa Lossio que esteve hoje nos prestigiando”, relatou o secretário de Esportes Ailton Guimarães, ao lembrar a necessidade da prática esportiva na vida das pessoas. “O esporte é um instrumento de transformação na vida das pessoas. Ajuda a superar limites e a desenvolver um senso de organização. Os Jogos nasceram com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e descobrir novos atletas. Por isso estamos levando um projeto para Câmara de Vereadores, a fim de tornar a realização dessa competição uma Lei Municipal”, concluiu o secretário.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *