GGI-M reúne parceiros e finaliza com sucesso avaliações para os últimos meses do ano

Realizado na manhã da última sexta-feira (07), o nono Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Petrolina reuniu os parceiros para propor a junção das ações no sentido de redobrar os cuidados com o meio ambiente e às pessoas devido ao período específico de fim de ano quando se tem altas temperaturas e chuvas. O tema “Planejamento e Ações nas Áreas de Alagamento, Enchente e Queimadas no Município de Petrolina” teve intervenções propositivas por parte do Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Grupamento do PREVFOGO e Guarda Municipal.

Sob o olhar dos profissionais do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrolina, representado pelo Major Luciano Alves Bezerra da Fonseca, um relatório do atual panorama climático foi apresentado com a confirmação de que este ano foi atípico no sentido de ter o período de temperaturas mais amenas mais longo, estendendo-se até o mês de setembro, quando o normal é até julho. Mesmo com as mudanças climáticas que também já atingem a Região Nordeste, a preocupação agora é oferecer segurança às comunidades de maior risco em relação a queimadas e alagamentos, neste último onde aparecem as comunidades do Jardim Amazonas, Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Maravilha, Antonio Cassimiro, São Joaquim e Dom Avelar.

Com maior incidência sob a área do sequeiro, as queimadas devido as altas temperaturas já têm a atuação do Corpo de Bombeiros, da Brigada de Incêndio, o PREVFOGO, e a Guarda Municipal que atua com os cuidados humanos também nas questões de alagamentos. “O momento é de extrema importância porque estamos entrando em um período crítico para toda essa região do Vale do São Francisco, quando ao mesmo tempo temos altas temperaturas associadas logo em seguida ao período de chuvas. Com esse momento, obtivemos o conhecimento do conjunto, o que é importante para nos prepararmos para qualquer eventualidade”, explicou o Secretário Executivo do GGI-M e Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, que na ocasião representou ainda o Presidente da entidade, o prefeito Julio Lossio.

Entendendo as ações das mais diversas entidades, o GGI-M também abriu a discussão sob o âmbito da gestão municipal que apresentou por meio do Secretário Adjunto de Infraestrutura, Germano Brandão e da Secretária de Panejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes, as intervenções da Prefeitura Municipal no sentido de melhorar a estrutura da cidade. Como exemplos, foram citados a obra de urbanização, revitalização e cobertura do Canal do Bairro Pedro Raimundo que vai desafogar grande parte da rede municipal.

Além das demais intervenções e todos os apoios cedidos e parcerias, ampliando o plano de ações, o Gabinete também propôs a criação do voluntariado com profissionais das secretarias municipais, entidades e sociedade civil para continuar a rede de atividades através de um curso que será dado para o exercício dos trabalhos.

A reunião contou com a participação das Secretarias Municipais de Planejamento e Urbanismo, Esportes, Educação, Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Rural, Mulher e entidades como Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Exército, Defesa Civil, Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil, Aeronáutica, PREVFOGO e a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

Os próximos encontros acontecerão no dia 04 de novembro, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e no dia 02 de dezembro, na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM).

(Juciana Cavalcante – Ascom Petrolina/Foto) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *