Facape inicia projeto de reciclagem de lixo eletrônico

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), através da coordenação do curso de Ciência da Computação, deu início hoje (27/03) ao projeto “Reciclagem de Lixo Eletrônico: Sem Lixão – Com inclusão”. O intuito é oferecer cursos gratuitos de informática a jovens adolescentes de comunidades carentes do município, inserindo-os ao mundo virtual; além de ensiná-los e conscientizá-los sobre a importância da coleta e reciclagem do lixo eletrônico. A iniciativa e coordenação do projeto são do professor Vanderley Gondim.

Para dar início às atividades, o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF), professor Rinaldo Remígio, ressaltou aos alunos a importância da iniciativa. “É um projeto fantástico. Façam um bom uso, zelem e valorizem a oportunidade que está sendo dada por esse curso de inclusão digital”, afirma Remígio, lembrando ainda as vantagens de se estar inserido nesse meio. “Hoje, a gente pode conversar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, com um simples clique”, conta.

Na sequência, a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Facape, a professora Vânia Lasalvia, ratificou a relevância do projeto e a importância da parceria entre a instituição e a comunidade. “O intuito da gente é dar o máximo de aprendizado sobre esse mundo virtual. Passar o conhecimento dos nossos alunos para a comunidade é o que nós chamamos de extensão. É ir além dos muros da instituição e atingir a população”, explica a docente.

O início das atividades ainda foi marcado com a presença dos líderes comunitários de onde residem os alunos beneficiados. O presidente da Associação de moradores do bairro Henrique Leite, Sr. Joaquim de Araújo, como também do bairro Fernando Idalino, Sr. Sinval Damas de Oliveira, agradeceram a iniciativa e a oportunidade de inclusão digital aos jovens moradores. “A gente fica muito contente com a iniciativa da Facape e sabemos da importância dessa oportunidade, já que para conseguirmos qualquer emprego a informática é essencial”, comenta Oliveira.

Os alunos que foram contemplados com o projeto vão ter aulas de informática tanto no turno da manhã quanto pela tarde. Como complemento, os interessados nesse segmento ainda vão ter aulas de manutenção de computadores usados, ministradas pelos próprios alunos voluntários do curso de Ciências da Computação da Facape. Posteriormente, todo o equipamento que for reaproveitado, será doado a entidades filantrópicas.

O projeto existe há cinco anos e tem como parcerias de trabalho o apoio de organizações públicas e privadas.

(Ascom FACAPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *