Ex-secretário de finanças de Petrolina é o candidato do governador a prefeito do Recife

 

BRUNO BASTOS

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RECIFE

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco busca o primeiro mandato eletivo e terá 16 partidos em sua coligação, o que deverá render à aliança 12 dos 30 minutos no bloco diário da propaganda eleitoral gratuita.

Presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participou da convenção e exaltou o correligionário como “artilheiro que ajudou Pernambuco”.

Repetiu o discurso moderado que tem praticado desde o rompimento com o PT em Recife ao dizer que o lançamento de Geraldo Júlio não muda “em nada” a aliança com o PT no plano federal.

Segundo ele, PT e PSB fazem parte de “um projeto maior”, e o fim da parceria em Recife se deve a questões locais.

O PSB lançou candidato próprio na capital de PE após o PT entrar em crise interna local provocada pela rejeição da direção nacional à tentativa de reeleição do atual prefeito, João da Costa. O PT chegou a promover uma prévia em Recife, vencida pelo prefeito mas posteriomente declarada ilegal pela direção nacional petista.

De perfil técnico, Geraldo Júlio vai disputar pela primeira vez um mandato eletivo. A aposta para torná-lo mais conhecido é o tempo de propaganda eleitoral –aproximadamente 12 minutos, segundo o atual vice-prefeito, Milton Coelho (PSB).

Os partidos também planejam lançar um grande número de vereadores. Segundo o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), os partidos aliados cogitam ter duas chapas de vereadores em vez de um bloco único.

“O vereador é um veículo entre o candidato a prefeito e a população, então precisamos acomodar o maior número de candidatos possível”, disse.

Fechando a convenção, Geraldo Júlio afirmou que seria “o primeiro a acordar e o último a ir dormir” durante a campanha. Seu candidato a vice será Luciano Siqueira, do PC do B. A coligação inclui ainda o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos, antigo desafeto dos socialistas no Estado.

O PSDB oficializou também neste sábado, o nome do deputado estadual Daniel Coelho como postulante à prefeitura, em aliança com PPS e PT do B. O DEM ir[a disputar com o deputado federal Mendonça Filho.

Após a turbulência interna, os petistas de Recife lançaram na noite de sexta-feira (29) uma chapa pura, com o senador Humberto Costa na cabeça e o deputado federal e ex-prefeito João Paulo, antecessor de João da Costa, como vice.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *