Exposição homenageia Luiz Gonzaga no Museu do Sertão em Petrolina

Fotografias, letras de músicas, esculturas e poesias são alguns dos trabalhos encontrados na “Coletânea Luiz Gonzaga: arte pop do povo”, que conta um pouco da trajetória de vida e homenageia o centenário do cantor mais conhecido e renomado do sertão nordestino, Luiz Gonzaga. A mostra é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura do município, e estará aberta ao público até o dia 13 de julho, no Museu do Sertão.


A “Coletânea Luiz Gonzaga: arte pop do povo” é o tema da exposição que dissemina a cultura do sertanejo, suas lutas, tristezas, alegrias e amores, através do som da sanfona, da zabumba e do triângulo. Para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga, essa exposição traz um diferencial para o público, pois não mostra instrumentos, objetos pessoais de Gonzaga, mas sim uma visão crítica e construtiva de outros artistas da região, em relação ao Rei do Baião.


Para o curador da exposição, Thom Galiano, é muito importante homenagear o Rei do baião. “Este ano é dele. Então a gente teve esse cuidado de fazer esta exposição porque ele foi a primeira pessoa a levantar uma imagem positiva do nordestino. As pessoas na época dele não tinham a coragem de se assumir como ele teve. Desta forma, pensamos em algo diferente. Procuramos artistas que através de algum trabalho demonstrassem sua opinião sobre Luiz Gonzaga”, explicou.


O curador ainda explica o tema da coletânea. “Arte Pop do Povo”, porque Luiz Gonzaga era popular. Ele conseguiu levantar o baião na época dele, ganhando status de uma música brasileira vinda do Nordeste para todo o mundo”, enalteceu.


A coletânea reúne a visão de Jocélio Belo, Rinaldo Lima, Sr. Cordeiro, Iranildo Moura, Cia de Dança do Sesc, Cisso Rodrigues, Uilton Pereira, Cassio Lucena, Ney Vital e Fabiana Santiago.


Texto: Gabriela Canário

Foto: Gilson Pereira



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *