Dia “D” contra a Gripe acontece neste sábado em Petrolina

 A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através do Ministério da Saúde (MS) e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, realizará neste sábado (30) em Petrolina, o dia “D” da Campanha Nacional contra a Gripe. Das 8h às 17h, as Unidades Primárias de Saúde, os Postos de Vacinação e pontos volantes estarão abertos para atender idosos, gestantes, profissionais de saúde, indígenas e crianças de seis meses a menores de dois anos de idade. A meta da iniciativa é imunizar 80% do público alvo determinado pelo MS, o que corresponde a cerca de 25 mil habitantes da cidade de Petrolina.

 

A 13ª Campanha de Vacinação começou na última segunda-feira (25) e este ano traz dois diferenciais. “Em 2011, o MS entendeu que era importante ampliar o público alvo, portanto estamos imunizando um grupo maior de pessoas. O outro diferencial é que essa substância protege contra três tipos de vírus, as influenzas H1N1, H3N2 e a influenza B”, observou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho. A diretora ainda lembrou que é importante levar o cartão de vacinação do idoso, da gestante e das crianças, onde na oportunidade os profissionais estarão atualizando as vacinas que estiverem atrasadas.

 

Além dos 52 Postos de Vacinação, localizados na área rural e urbana, a SMS também disponibilizará a substância em 14 pontos volantes de imunização, onde enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão administrando as doses. Entre os locais estão o Supermercado Bompreço, o Colégio Pio XI, no Centro, a Creche Tia Dulcinéia, nas Palhinhas, Casa Geriátrica, Hospitais, River Shopping, Centro de Saúde Isaias Coelho, nas Associações de moradores dos bairros São José e Henrique Leite, no Centro de Convivência de Idosos Vó Pulú, na igreja do KM 2 e nas Escolas Novo Espaço, Walter Gil no Mandacaru, Laurita Coelho, na Vila Marcela e no Paiva Neto.

 

Esquema vacinal – Para crianças de seis meses a menores de dois anos serão aplicadas duas doses, com intervalo mínimo de três semanas, sendo portanto recomendado administrar a segunda dose, trinta dias após receber a primeira. A vacinação para grávidas é segura e recomendada em qualquer período gestacional. Em relação aos trabalhadores em saúde, devem receber a dose aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde.

 

Indicações e Reações adversas – A vacina influenza sazonal não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Doses subsequentes também são contra-indicadas às pessoas que apresentam reações anafiláticas graves a doses anteriores. Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não de atribuir as manifestações à vacina.

 

Podem ocorrer manifestações nos locais como dor e sensibilidade no local da injeção e é possível que apareçam manifestações gerais leves como febre e mal-estar, que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação e pode persistir por um ou dois dias.

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *