Cultura popular para todos as idades

 

Projeto que integra crianças, adultos e idosos é lançado com festa em Petrolina

 

No ritmo do frevo, maracatu e dança de salão foi lançado na Concha Acústica de Petrolina, o projeto “De Oito a Oitenta”. Parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur), junto com o Núcleo Cultural Gabriel Andrade, o projeto vai atender 530 pessoas, divididas em 22 turmas, na faixa etária de oito a oitenta anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa tem o objetivo de realizar a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos através da dança promovendo assim, a difusão e valorização da cultura popular.

 

Dez bairros serão beneficiados com a ação que vai contar com turmas em diversas modalidades de dança como frevo, xaxado, forró, mambo e tango. De acordo com o coordenador do núcleo, Gabriel Andrade, os estudantes vão conhecer o histórico da dança antes de aprender a dançar. “O projeto vai contar com um material didático com a história da dança, para saber com qual ritmo eles vão se identificar mais”, destacou.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, esse programa vai promover bem-estar para a população. “A dança vem como instrumento de melhoria da qualidade de vida e da saúde, e esse projeto vai proporcionar o crescimento da inclusão social e até mesmo gerar renda para as pessoas. É o desenvolvimento gerando trabalho”, enfatizou.

 

O período de inscrições para o projeto está previsto para ser iniciado na segunda semana de janeiro de 2011. Na ocasião, estiveram presentes, o Vice-prefeito Domingos Sávio, o Controlador Geral do Município, Josaias Santana e a vereadora Raimunda Solposto. O evento contou ainda com a apresentação da companhia de dança ‘Esperança – Dança sobre rodas’, Maracatujaba, Cia Balançarte e Núcleo cultural Gabriel Andrade.

 

Texto: Elka Macedo

Foto: Patricia Telles
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *