Começou o Segundo Tempo

Com o Estádio Adauto Moraes cheio de crianças entusiasmadas e ansiosas para praticar esportes, entre outras atividades educativas e de lazer, o Segundo Tempo foi relançado no último sábado (09) em Juazeiro. O programa que sofreu com a burocracia e minuciosidade do Ministério do Esporte, devido às irregularidades encontradas na gestão passada, agora é realidade no município. 5 mil crianças, a partir desta segunda-feira (11) terão atividades complementares no contra turno de aulas, em 50 núcleos, espalhados pela sede e interior.


Quem esteve presente à solenidade foi Vicente Neto, Chefe de Gabinete do Ministro Orlando Silva. Na oportunidade, Vicente Neto esclareceu alguns pontos à população, “se não fosse a determinação do prefeito Isaac Carvalho nós não estaríamos reativando esse programa aqui em Juazeiro. Hoje o Ministério é muito criterioso, os municípios precisam estar com as contas em dia, sem nenhuma irregularidade e Juazeiro sofreu com isso por conta de gestões passadas. Os órgãos fiscalizadores não deixam passar mais nada, e Isaac teve que correr atrás para remediar erros antigos. Com certeza esse momento é de vitória para todos os envolvidos”.

Vicente Neto ainda falou sobre a importância do Segundo Tempo para a população mais carente. “Esse é o maior programa de inclusão social através do esporte que nós temos. Ele existe há oito anos e atende 1 milhão de crianças e adolescentes. Trago nesta ocasião uma boa notícia para Juazeiro. Ampliamos a parceria com o MEC e nossa meta é atingir 3 milhões de crianças até o próximo ano em todo o país, e como o município está adimplente pode pleitear mais oportunidades para cidade. O Segundo Tempo volta para Juazeiro, dessa vez para ficar”, avaliou o Chefe de Gabinete.

Muito aplaudido pelas mais de 700 crianças presentes, o prefeito Isaac Carvalho agradeceu ao empenho de todos. “Estamos vivendo um dia feliz. Só nós sabemos a luta que foi para reativar esse programa, que vem a contribuir com o lado social, educacional e formador das nossas crianças. Acreditamos que essa parceria do esporte com a educação é uma fórmula que dá certo. Então, além dos programas como este e o Mais Educação que foi implantado no município em 2010, nós estamos buscando criar espaços para o lazer e a prática esportiva também fora da escola. Esperamos entregar a Praça da Juventude até o final do ano e as 15 quadras cobertas também no menor prazo”, declarou Isaac.

O secretário de Educação e Esportes, Plínio Amorim, começou seu discurso com a seguinte pergunta: “Existe algum jogo que inicia no segundo tempo?”. E foi logo explicando, “o primeiro tempo é na escola, na sala de aula, onde os alunos precisam aprender os conteúdos e a disciplina. O segundo tempo é promovido por este programa, que traz atividades complementares muito importantes para a formação integral dos estudantes”. O secretário também falou sobre o “atraso” do programa. “Nós recebemos o documento para o início das atividades nos mês de março. Sofremos com a burocracia, proveniente das irregularidades que já foram citadas, e com as críticas, mas nossa resposta nós damos sempre com trabalho”, argumentou o titular da pasta.

Os sorrisos estampavam a satisfação e o contentamento de meninos e meninas que no dia do relançamento já tiveram uma pequena mostra das atividades que serão desenvolvidas com os alunos. Luis Felipe Carvalho, de 10 anos, que estuda na Escola Municipal Bom Jesus, no NHI – Projeto Curaçá, revelou estar ansioso, “tenho o sonho de ser jogador de futebol, e essa pode ser minha grande oportunidade”. Se depender da vontade e determinação dos professores e coordenadores, o sonho pode sim ser real. “Com certeza faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir com o desenvolvimento físico-intelectual dos nossos alunos. A expectativa de todos está muito boa”, afirmou o professor Rogério Rodrigues.

Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação / PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *