Audiência reuniu entidades socioassistenciais para inscrição no SUAS

 Representantes governamentais e da sociedade civil organizada de Juazeiro participaram nesta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, da primeira Audiência Pública sobre o tema “Inscrição e Certificação de Entidades e Organizações Socioassistenciais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.  O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), reuniu cerca de 150 pessoas e contou a com a presença da ex-gestora da assistência social, Maria José Alves.  

A solenidade foi aberta pelo secretário e presidente do CMAS, Crisóstomo Lima (Zó), que colocou a importância dessa primeira audiência no município. “Esta é mais uma etapa da assistência social em Juazeiro na qual tanto a Prefeitura quanto o Conselho Municipal estão dando início. Nosso objetivo neste momento é esclarecer os mecanismos que encaminhem as entidades para a certificação e o credenciamento junto ao SUAS, o que facilitará o acesso das mesmas aos recursos oriundos das esferas estadual e federal, além de isenções fiscais”, esclareceu Zó.

O secretário acredita ainda que a partir dessa mobilização de órgãos governamentais e não-governamentais haverá uma discussão amplificada sobre as delicadas questões da área socioassistencial no município. “A partir dessa audiência poderemos definitivamente criar o caminho que nos possibilite ao menos começar a amenizar a situação daqueles que vivem em vulnerabilidade social, cujo problema atinge toda a sociedade”, enfatizou.

Para Adegivaldo Mota, conselheiro e coordenador do Núcleo de Arte-Educação Nego D’água (NAEND’A), no município já existem instituições preparadas para a oferta do serviço, mas também ainda há aquelas que necessitam de orientações acerca das resoluções de 2009 e de 2010 definidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social para que possam oferecer um atendimento mais qualificado e de maneira oficial.  “Esse é o momento para que as instituições passem a conhecer os novos parâmetros e critérios de funcionamento do serviço socioassistencial”, explicou.

O presidente da Comunidade Evangélica para Recuperação de Vidas (CEPREV), Robson Vieira, disse estar otimista com os resultados que serão obtidos a partir da certificação. “Eu creio que essa primeira audiência beneficiará entidades que prestam relevantes serviços à sociedade, a exemplo do CEPREV, que trabalha com pessoas viciadas em álcool e drogas. Por isso quero dar os parabéns ao secretário Zó e toda a equipe do CMAS por esse importante momento da assistência social”, avaliou Vieira.

O conselheiro Luiz Carlos Júnior, coordenador do evento, informou que todas as instituições participantes foram cadastradas e na próxima segunda-feira (7) o CMAS se reunirá para definir a data de efetivação das inscrições, cujo prazo final vai até o mês de maio.

 

Por Luiz Hélio/SEIASC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *