Alunos do Projeto Samuzinho recebem certificados nesta terça-feira

A Coordenação Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) entregará, nesta terça-feira (20), a partir das 08 horas, os certificados do projeto Samuzinho para os alunos da Escola Antônio Cassimiro, formandos na turma de 2011. O projeto, criado em 2009, tem como objetivo promover a educação e conscientização das crianças em relação ao Serviço, a fim de reduzir o número de trotes e melhorar a qualidade do SAMU em Petrolina. No evento, que será realizado na própria escola, pais e professores ainda participarão de uma palestra sobre primeiros socorros.

Iniciada em outubro, a turma formada por nove estudantes foi orientada pelo coordenador do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), o enfermeiro Manoel São Thiago. No decorrer de seis encontros, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a base Central do SAMU e o seu funcionamento, os equipamentos e ambulâncias que prestam serviço à população, além de receber noções básicas de primeiros socorros, sobre os transtornos causados pelos trotes, prevenção de acidentes e cuidados no trânsito. “A partir dessas atividades educativas e da apresentação do serviço às crianças, conseguimos reduzir o número de ligações falsas feitas para o 192. Isso nos ajuda a salvar vidas, pois atendemos às chamadas verdadeiras com mais velocidade”, avaliou o coordenador geral do SAMU, Tiago Acioli.

O projeto contempla crianças com idades entre 7 e 12 anos, que sejam comprometidas, assíduas em sala de aula e que tenham boas notas. A seleção é feita pela direção da escola e o treinamento acontece duas vezes ao mês. Para a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, envolver os colégios e a comunidade nessa mobilização é um passo importante para avançar cada vez mais na administração dos serviços de saúde em Petrolina. “Nossa intenção é mostrar como o SAMU é organizado, por isso os alunos são convidados a conhecer toda a sua estrutura e equipamentos, bem como o dia-a-dia dos profissionais. Os jovens precisam entender como trabalhamos e essa é a melhor forma demostrar a seriedade da atividade desenvolvida pela equipe”, afirmou a secretária ressaltando que o SAMU Petrolina vem se destacando como um serviço de excelência, com profissionais treinados permanentemente, novas ambulâncias e equipamentos vitais para atender as finalidades do serviço pré-hospitalar móvel, dentro do protocolo do Ministério da Saúde.

SAMUZINHO – Idealizado pelo Ministério da Saúde no intuito de conscientizar os jovens sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências, o projeto tem, hoje, entre as suas principais funções, orientar crianças e jovens sobre os prejuízos causados pelos trotes, um dos grandes problemas enfrentados pela equipe do SAMU. Em Petrolina, a iniciativa já contemplou três, formando alunos que se tornam agentes multiplicadores, com a missão de transmitir aos colegas e à comunidade, o conhecimento adquirido durante as aulas.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *