EX-PRESIDENTE DA BIBLIOTECA NACIONAL, GALENO AMORIM, ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DA I FEIRA DO LIVRO DO VALE DO SÃO FRANCISCO ESTE DOMINGO (21)

unnamedMuitas novidades para a região encerraram neste domingo (21) a programação da I Feira do Livro do Vale do São Francisco, no Centro de Convenções, em Petrolina.

Entre os destaques está a palestra do escritor e jornalista paulista, Galeno Amorim, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, que abordou “Leitura Digital e Empréstimo de eBooks: a revolução na palma da mão”.

Em um mercado sofrendo o impacto das novas tecnologias, o assunto é mais do que oportuno, inclusive devido a dados da pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por encomenda da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional de Editores, que apontou que o faturamento do mercado editorial brasileiro com os e-books saltou de R$ 3,8 milhões em 2012 para R$ 12,7 milhões em 2013, ano base do levantamento.

“Até recentemente o Brasil estava exatamente cinco anos atrás de países como os EUA nesse tema e a tendência é que, a partir de agora, vá diminuir essa distância ano a ano. A participação do eBooks no negócio do livro no Brasil ainda é pequena, mas a tendência indica que crescerá paulatinamente até que, em alguns anos, ultrapasse o livro no suporte impresso. Sinal disso é esse crescimento espantoso, em números proporcionais, no último ano”, destaca o especialista, que hoje dirige Observatório do Livro e da Leitura.

Mas antecedendo o debate deste incentivador da leitura, que é co-fundador na Árvore de Livros , a programação ganha força com a oficina “Clarice Lispector para crianças” com a escritora e cineasta pernambucana Georgia Alves, com vagas limitadas e inscrição por ordem de chegada. Nesta atividade, ela fará com a gurizada um mergulho nas cinco obras infantis escritas pela autora de Clandestina Felicidade e que são pouco conhecidas do público. Para ela, esse é um olhar importante sobre a obra de Clarice Lispector, que faltava até então. A criançada ainda terá muito lazer, cultura e entretenimento com contação de história no Palco de Apresentações durante toda tarde, e ainda diversas atividades lúdicas e educativas desenvolvidas pelo Sesi, como como Soletrando, Cine infantil (exibição de filmes infantis com temas educativos), Pintura de desenhos, Pintura na Mão, Passa ou Repassa (pergunta de conhecimentos gerais), entre outros.

Para os adultos e apaixonados pela leitura, a Feira do Livro não só conta com diversos títulos à venda como ainda a exposição de novos e recém-lançados trabalhos na Plataforma de Lançamentos, coordenada por Bruno Liberal (ganhador do Prêmio Pernambuco de Literatura em 2014). Seis escritores mostram os seus projetos no Espaço do Autor: Cristiane Amador (“Contos de Sequeiro e Ribeirinhos”), Elisabet Moreira (“Cadinho de prosa #1”), Catia Cardoso (“Trinta contos para não morrer”), Virgílio Siqueira (“Vaga-lumear”), Josemar Pinzoh (“O mesmo outro”) e Lupeu Lacerda (“Enfermaria 5”).

Mas, além de leitura, arte e comportamento de várias formas terão seu espaço na Feira do Livro, que realiza ainda uma sessão do filme “Uma professora bem maluquinha”, no Cine – Petrogeek, com exibição deste filme brasileiro, de 2010, dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues, com roteiro de Ziraldo baseado em seu livro homônimo. E ainda um bate-papo e desfile voltado ao universo Cosplays do Vale, repercutindo o que é este hobby ou estilo de vida. A proposta é mostrar quem são esses cosplayers da região, esses atores anônimos que se caracterizam e, em muitos casos, se comportam como seus personagens favoritos. “A ideia surgiu devido esta tendência do Cosplay. E a intenção é aproximar o público deste novo comportamento da cultura pop, além de proporcionar uma novidade para o público jovem que conhece ou não o Cosplay”, diz o coordenador do Petrogeek, o publicitário Luciano Kelmer (Cidadão Kelmer).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *