
Dentro das ações de melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), deram início nesta terça-feira (16), à construção de um bueiro capeado na Avenida Maria Madalena no bairro Tabuleiro.
A obra executada pela Inova Construtora tem como objetivo facilitar o escoamento das águas pluviais e reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos que causam transtorno para quem trafega pelas ruas do bairro em épocas de chuvas. A previsão para finalização dos serviços é de 20 dias.
Com cinco metros de extensão e dez metros de largura, a obra do bueiro será feita por etapas. A primeira consiste na abertura e preparação do solo, em seguida será colocado um colchão de areia que será apiloado.
Logo após será inserido um lastro de concreto para receber a estrutura do bueiro. A obra será finalizada com a construção de uma laje pavimentada para que a comunidade possa trafegar no local com segurança.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, que acompanhou o início dos trabalhos juntamente com o secretário da SEDUH, Jorge Barboza, e o proprietário da empresa responsável pela obra, Josemar Santana, a obra do bueiro capeado é muito importante para os moradores do bairro Tabuleiro.
“É uma obra solicitada há algum tempo pelos moradores do bairro que sofriam bastante com os transtornos causados pelas chuvas. O que ouvíamos desta comunidade é que as administrações anteriores fizeram algumas intervenções através da colocação de manilhas, mas logo foi constado pela população que essas manilhas não tinham funcionalidade e capacidade para escoar o volume de água no período de chuvas”, explicou Eduardo.
O secretário da SESP ainda ressalta que diante da solicitação dos moradores, a Prefeitura buscou de imediato uma solução para atender a demanda. “A Secretaria se comprometeu com os moradores que iria resolver esse problema definitivamente. Então solicitamos da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC) que fosse feito um projeto do bueiro capeado, em seguida encaminhamos esse projeto para o setor de licitações e hoje estamos dando início a obra atendendo aos anseios desta comunidade”, contou Eduardo.
As melhorias são facilmente notadas por aqueles que conhecem a cidade e o seu passado, mas é na satisfação dos moradores que melhor fica exposta a intensidade das transformações promovidas no município e evidenciam a melhoria de suas condições de vida. A alegria e o alivio da dona de casa e de tantos outros moradores é resultado de um esforço conjunto do governo municipal para garantir o desenvolvimento do município, com investimentos que beneficiam toda a comunidade.
A moradora Raimunda Texeira de Lima que reside no bairro a 9 anos diz que nunca viu as reivindicações dos moradores serem tão ouvidas pelo executivo municipal como nos últimos seis anos. “Estou muito feliz com início da construção desse bueiro. Só em imaginar que não teremos mais nossas casas inundadas pelas águas das chuvas é uma maravilha e uma grande conquista” finalizou Raimunda.



