JUAZEIRO RECEBE OFICINA DE BALLET CLÁSSICO E APRESENTAÇÃO DE DOIS PAS DE DEUX COM DANIEL LESSA E VITÓRIA ALMEIDA

blogqspvitoriadaniellessaA partir de amanhã os bailarinos iniciantes ou de nível intermediário e avançado da região poderão participar da oficina de ballet clássico ministrada pelo educador físico, Daniel Lessa e sua pupila, Vitória Almeida, no Centro de Cultura João Gilberto que também irão apresentar o ‘Pas de Duex Espéctro da Rosa’ e o ‘Grand Pas de Deux do Quebra Nozes’ no próximo dia 14, para finalizar as oficinas.

Daniel Lessa, que é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), faz mestrado em Educação e é dono de uma escola de Ballet que leva seu nome, ressalta que além de expressão corporal, o ballet é uma forma de arte que tem como principal características o uso constante de técnicas e a disciplina.

Para Daniel o Ballet deve ser disseminada entre todos os povos e culturas independente de classe social, ele relata que a maioria das pessoas tem uma visão estereotipada da dança clássica ao achar que trata-se de algo que não se identifica com a realidade das grande massas.

“Eu acho q qualquer forma de arte se você tem a oportunidade de colocar pra sociedade independente de classe social, é muito importante q as comunidades tenham acesso  a outro tipo de informação, eu não vejo como um problema, eu vejo isso como um enriquecimento se a gente tem  a oportunidade de colocar as pessoas menos favorecidas numa posição de adquirir conhecimento que muitos consideram elitista, eu acho que as abordagens é que podem ser ou não elitistas, não conhecimento … A partir do momento que você se apodera, que você tem o interesse eu não vejo inconveniente nenhum.” Explicou

Sobre Daniel Lessa e Vitória Almeida

 Daniel Lessa iniciou seus estudos de dança na década de 1980 em Fortaleza, sua cidade natal. Posteriormente, em São Paulo, estudou com Halina Biernacka e Toshie Kobayashi. Durante o período em que esteve na capital paulista teve oportunidade de freqüentar o curso preparatório de ballet clássico da Royal Academy of Dance, sendo aprovado com distinção em todos os níveis aos quais prestou exame. Em meados da década de 1990 muda-se para o Rio de Janeiro onde estuda com Tatiana Leskova e Emílio Martins. Em 1996 entra para o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob a regência de Jean-yves Lormeau, tendo como presidente da Fundação Theatro Municipal o Sr. Emílio Kalil. Trabalhou ao lado de importantes nomes no mundo da dança do Brasil e exterior como Ana Botafogo, Elizabeth Platel, Pierre Lacotte, Jaroslav Slavicky, Katerina Slavicka, Cecília Kertche, Igor Zelenski, Roberta Marquez, José Carreño , Denis Grey, Eugênia Feodorova, Berta Rosanova, Aldo Lotufo, Lia Rodrigues, Adré Valadão, Flávio Sampaio, Francisco Timbó, Thiago Soares, Carlos Trunsky, para citar apenas alguns.

Vitória Almeida iniciou seus estudos em Dança Clássica com 9 anos na Escola de Ballet Valdete Cezár em Petrolina-PE, logo depois com Daniela Cezar no SESC-PE, já teve  aulas com Sérgio Marshall, Toshie Kobayashi no Festival Internacional de Joinville, estudou por dois anos da Escola da Ballet Madiana Romcy, participou esse ano( em julho)   do VI Pas de Cuba onde teve   oportunidade de trabalhar com mestres do ballet Cubano como Sahyli Presmanes, Mercedes Beltran, Felix Rodriguez. Há dois anos estuda e trabalha com Daniel Lessa, tendo ele como seu principal mestre em que acompanha e desenvolve a evolução técnica da bailarina.   Participou de dezenas de festivais e ganhou prêmios e troféus no RV nordeste 2°lugar e em   maio  de 2014     ganhou  2°  lugar no Passo de Arte categoria conjunto livre com  O Tango -Norte Nordeste. As vagas para participar da oficina são limitadas e os interessados devem entrar em contato com Lu Almeida (Provedor de Ideias), localizada na Rua Gilvan Alexandre de Sá, nº 60, bairro Jardim Vitória, Juazeiro, ou ligar para os telefones (74) 3611-5280 /9111-4939.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *