I FEIRA DO LIVRO DO VALE DO SÃO FRANCISCO TRAZ PROGRAMAÇÃO VARIADA COM FOCO NA EDUCAÇÃO E CULTURA

unnamedCom intuito de solidificar a paixão pela leitura, Petrolina será palco da I Feira do Livro do Vale do São Francisco, entre os dias 18 e 21, que movimentará a região com uma programação repleta de discussões, atividades culturais e lançamentos em meio as comemorações do aniversário da cidade.

O evento, que prestigiará ainda moradores de Juazeiro e cidades circunvizinhas, acontece no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 15h as 21h. “É mais uma iniciativa que busca interagir, mobilizar e estimular a produção literária e inserir a região no circuito nacional de feiras literárias, além de ser um mais uma iniciativa de estímulo e incentivo à leitura”, de acordo com o secretário de Educação, Heitor Leite.

Com foco na construção de personagens na literatura, a agenda conta com diferentes painéis com nomes fortes do estado e do país de diversas áreas da arte escrita para abordar a questão, em palestras e mesas redondas. “Nesta I Feira do Livro do Vale do São Francisco, que acontece de 18 a 21 de setembro, a ideia foi focar um pouco na relação entre o escritor e a criatura.

Vamos abordar o que muitos escritores criam quando criam um personagem, e este é um dos focos desta semente que estamos plantando nesta primeira edição do evento em Petrolina”, destaca o seu curador Schneider Carpeggiani.

Uma proposta muito oportuna ainda da I Feira do Livro do Vale do São Francisco é a plataforma de lançamentos, sob a coordenação do escritor Bruno Liberal, responsável também pela seleção de projetos inscritos pelo site oficial  (http://www.feiradolivropetrolina.com.br/). “Os lançamentos terão um espaço reservado dentro da feira em lugar de destaque. O autor será apresentado ao público, falará um pouco sobre sua obra, fará uma leitura e depois abrimos para interagir com o público e comercializar o livro. Cada autor será responsável pela sua comercialização”, comenta Liberal.

O autor trouxe o seu expertise para esta investida para o qual foi desenvolvida uma sistemática própria para dar oportunidade aos participantes de interagir com o público e repercutir seus projetos literários. Na agenda selecionada pelo coordenador literário estão diversos nomes importantes e que ainda estão ganhando projeção na região como Socorro Lacerda, Virgílio Siqueira, Cátia Cardoso e Josemar Pinzoh, entre muitos que integram a variada programação que vem a movimentar a cena cultural e literária pernambucana e do Vale.

Entre os painéis e debates estão o escritor Raimundo Carreiro, que traz a visão da construção de personagem real para ficção, a partir de sua própria história. Também entram em cena nesta discussão a jornalista Fabiana Moraes, a carioca Elvira Vigna (premiada em 2010 pela Academia Brasileira de Letras por melhor romance de ficção pelo seu livro Nada a dizer – Companhia das Letras), Bruno Liberal (vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura 2014) e o ex-presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, diretor da Árvore do Livro, que mostrará as facilidades da “Leitura Digital e Empréstimo de eBooks: a revolução na palma da mão”.

Realizada pela Secretaria de Educação de Petrolina e pela Cia. de Eventos, em quatro dias, o público ainda poderá acompanhar atividades lúdicas promovidas diariamente pelo Sesi e aproximação da literatura com a ciência através da tecnologia em oficina da Embrapa, além de apresentações culturais agendadas pela organização com contação de histórias.  Mas uma oficina com Georgia Alves aproximará o público infantil ainda do trabalho da escritora “Clarice Lispector para crianças” (vagas limitadas com inscrição no local por ordem de chegada).

Para se tornar realidade, a Feira do Livro teve grandes parceiros que acreditaram na proposta focada na cultura e educação da região, participações bastante significativas para a realização do evento como é o caso do Instituto Alfa e Beto, que soma com a prefeitura este projeto educacional do município.

Diversas editoras trazem lançamentos e projetos de leitura de todo Brasil para o espaço da Feira para aproximar os visitantes de diversos autores, de estilos variados. E outras novidades no mundo da leitura da região poderão ser conhecidas também numa programação diferenciada no Café Cultural da SBS Livraria, que apoia o evento, juntamente com a Petrobrás e o Sesi.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *