ISAAC CARVALHO E DANIEL COMEMORAM APROVAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA PARA JUAZEIRO

unnamedJuazeiro está entre os 39 municípios contemplados com um curso de Medicina. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 4, pelos ministérios da Saúde e da Educação. “Essa é uma vitória dos nossos governos, estadual e federal, além do prefeito Isaac Carvalho. Me sinto feliz por ter contribuído com essa conquista histórica para os juazeirenses”, afirma o deputado Daniel Almeida (6565). 
 
Realmente, essa luta tem a sua marca. Em 8 de outubro de 2013 (foto), em Brasília, o parlamentar se reuniu com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, para solicitar a instalação de novos cursos de Medicina no interior da Bahia. 
Daniel havia solicitado a expansão do curso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), para Juazeiro, a instalação de uma unidade da universidade em Remanso e a abertura do curso de Medicina em Jacobina. 
 
De acordo com o Ministério da Educação, as cidades contempladas possuem 70 mil habitantes ou mais, que não dispunham de curso superior para a formação de médicos. Elas estão localizadas em 11 estados de quatro regiões do país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e da secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.
 
Paim destacou que o país está inaugurando um novo modelo, induzindo a criação dos cursos de Medicina. O ministro afirmou ainda que o processo de seleção e avaliação dos municípios é realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), desde outubro de 2013. Os critérios para seleção buscam a interiorização desses cursos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *