“MOSTRA OUTROS CLÁSSICOS” NO CINEMA NO VALE

unnamedNeste mês de setembro, o Cinema no vale traz a mostra Outros clássicos, filmes pouco conhecidos do público, mas que se tornaram referência na Sétima arte ou porque criaram novas propostas estéticas ou porque foram feitos por atores e diretores fundamentais na História do cinema.

Abrindo a mostra, amanhã dia 05 (sexta-feira), será exibido Os que chegam com a noite, obra de 1963 estrelada por Marlon Brando que trata da relação perversa entre um jardineiro e a preceptora de duas crianças que moram em uma casa de campo na Inglaterra vitoriana. Essa obra traz a curiosidade de ser uma criação dos fatos que antecederam a narrativa do livro A outra volta do parafuso, de 1898, história do escritor americano Henry James, repleta de suspense e terror.

No dia 12, será exibido Sob o domínio do medo, um dos filmes mais fortes do diretor norte-americano Sam Peckinpah, o chamado “poeta da violência.” Nessa obra, um jovem casal se muda para o interior da Inglaterra para que o marido possa escrever seu livro em um lugar calmo. No entanto, uma série de situações faz com que ele reaja contra as atitudes dos moradores do local.

Encerrando a mostra do mês, no dia 19 será exibido o filme francês Rififi de 1955, sob direção do norte-americano Jules Dassin. Nesse clássico do gênero noir, um roubo a uma joalheria provoca uma série de problemas a todos que participam dela.
O Cinema no vale ocorre às sextas-feiras no Auditório da Biblioteca da Univasf-Campus Petrolina. As sessões são gratuitas e começam às 19h30.

Sinopses:

05/09 – Os que chegam com a noite (The nightcomers, 1971)
Com a morte dos pais, casal de crianças fica sob a guarda da governanta e da preceptora. É o jardineiro da casa, porém, que os fascina e domina. Retrato da Inglaterra vitoriana, com ênfase na descoberta da sexualidade e da morte.

12/09 – Sob o domínio do medo (Straw dogs, 1971)
Casal procura paz em sítio no interior da Inglaterra, mas acaba despertando o pior que existe nos habitantes locais. Mais um violento filme de Sam Peckinpah, e um dos mais influentes dos anos 70.

19/09 – Rififi (Du rififi chez les hommes, 1955)
Tony Stephanois acabou de sair da prisão e está irritado por causa da infidelidade de sua garota. Ele resolve se juntar a seus colegas, Jo e Mario, no planejamento de um ambicioso assalto a uma joalheria. Cercado de uma execução meticulosa, as coisas começam a dar errado quando um dos integrantes do grupo comete um erro no momento em que tudo estava quase terminado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *