Neste final de semana, representantes de comunidades da região do Salitre, em Juazeiro (BA), debateram a necessidade de mudar o atual sistema político, que favorece a hegemonia de forças conservadoras em eleições dominadas pelo poder econômico.
A ideia é criar pelo menos 10 novos comitês e garantir a participação do maior número possível de pessoas na votação, marcada para o período de 1º a 7 de setembro deste ano.
No sábado (26), foram lançados dois comitês, Alfavaca e Recanto, abrangendo também as comunidades de Bebidas e Santa Terezinha. Já no domingo (27) aconteceu uma reunião com 15 associações da União das Associações do Vale do Salitre, com debate e exibição de vídeos da campanha do Plebiscito Popular, que tem a proposta de reformar o sistema eleitoral e fortalecer a democracia direta e participativa.
A perspectiva é que, além das comunidades que já aderiram à campanha, novos comitês sejam criados em Pau Preto, Sobradinho, Curral Novo, Pateiro, Manga, Gangorra e Passagem do Sargento, no Vale do Salitre. Neste domingo (3), às 9h, será lançado o Comitê Popular na comunidade de Baraúna.