Falta pouco para a praça 21 de Setembro apresentar uma nova ‘roupagem’. O tradicional equipamento público, situado na área central da cidade, está recebendo melhorias promovidas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). A idéia é deixar o espaço com um aspecto paisagístico melhor, ecologicamente planejado. Mudas de pingo de ouro e grama foram implantadas no local. Para facilitar a irrigação, que deverá acontecer de maneira permanente, um sistema foi implantado. A água vem direto do rio São Francisco.
Além desta, outras duas praças do município já receberam uma atenção especial dos técnicos da AMMA: Maria Auxiliadora,cartão postal da cidade; e a do Monumento da Integração.
Esta última, trabalha com um sistema de irrigação automatizado, que molha a grama a cada meia hora, em um intervalo de quatro horas. O aparo da grama e a limpeza do local são feitos a cada quinze dias. Já a praça Maria Auxiliadora recebeu um reservatório com capacidade de 35 mil litros, que recebe água diretamente do rio.
Os canteiros foram recuperados e espécies como ipês e caraibeiras, além de grama esmeralda, implantadas no local. A manutenção do local é feita por técnicos da AMMA.
O próximo passo agora é promover uma reforma na praça do Centenário, que fica ao lado da Igreja Matriz. Além desta, está projetado o início de uma reforma no canteiro central da Avenida Souza Filho, região central da cidade. “Procuramos fazer o melhor no que diz respeito à manutenção de nossas praças. O objetivo é sermos exemplo e estimularmos a comunidade a também nos auxiliar nesse processo”, pontua o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.