I FÓRUM COMUNITÁRIO PRÓ SELO UNICEF É REALIZADO EM JUAZEIRO

unnamedO Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Educação, Desenvolvimento e Igualdade Social, Saúde e Cultura, realizou na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, na edição 2013-2016. O evento contou com a participação do vice-prefeito Francisco Oliveira, dos secretários municipais Clériston Andrade (SEDUC) e Célia Regina (SEDIS), de membros da sociedade civil e estudantes adolescentes.

 O Fórum Comunitário do Selo Unicef tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente residentes em Juazeiro. É o momento em que se apresenta o diagnóstico da situação do público infanto-juvenil do município. Para isso foram organizados grupos de trabalho que discutiram as desigualdades de Gênero, Raça e Etnia, Condição Social, Idade, Território e Renda.  Para a presidente do CMDCA, Rosinéia Rodrigues, são essas desigualdades que afetam as crianças e adolescentes.

 O Fórum vem para nesse primeiro momento fazer uma análise da situação, trabalhar em grupo, escutar o que a sociedade civil e a gestão têm de serviços implementados e o que pode ser melhorado, como também elencar propostas. Essas propostas servirão de base para que nós da comissão intersetorial possamos elaborar o Plano Municipal da Criança e do Adolescente”, explicou a presidente.

Para o adolescente Alexandre Santos, que participou da abertura do Fórum ocupando um lugar na mesa, é importante que a sociedade participe de eventos como esse. “Tem que ter uma cobrança e bater na tecla da implementação de políticas públicas para os jovens, porque nós somos o futuro do país, então nós precisamos cobrar educação sexual, a prevenção de doenças, o esporte, o lazer, a cultura, precisamos garantir nosso espaço e temos que ter prioridade. Quando estamos tentando nos enquadrar no padrão para receber o selo Unicef, nós estamos avançando nas políticas públicas, dando mais oportunidades aos jovens”, expressou-se Alexandre.

De acordo com a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, a SEDUC participa de forma direta no processo Pró Selo, pois realiza ações de melhoria da qualidade de vida das crianças. “Nós já realizamos todas as ações implementadas de educação, elas repercutem para que nós ganhemos o selo. A partir de agora nós vamos levantar dados sobre a educação e fazer ações que beneficiem a criança e o adolescente. Em alguns indicadores a Educação já está bem, como na questão da redução da evasão e repetência, por exemplo. Juazeiro precisa apenas manter esses índices e melhorá-los para que as políticas públicas da Educação que deram o sinal verde no Unicef possam avançar”, ressaltou a diretora.

Durante todo o evento foi possível perceber o interesse dos participantes. O Articulador Pró Selo Unicef, professor Roosevelt Duarte Mota, disse que sentiu muita satisfação em perceber a acolhida da população presente. “Me surpreendeu o número de participantes. A gente sabe muito bem que esse Fórum tem o objetivo inicial de avaliar esse um ano e meio de governo e a partir daí até essa avaliação da linha de base, traçar algumas metas de melhoria, inclusive no sentido mais voltado à proteção da criança e do adolescente em nossa cidade. Então é importante que tenhamos a participação da população, da sociedade civil e de membros do governo. A gente sabe que muita coisa a gente já conseguiu fazer, mas Juazeiro precisa melhorar muito mais. Em especial na questão voltada para o judiciário. Por exemplo, em Juazeiro nós não temos um juiz para a vara da criança e do adolescente”, analisou Roosevelt.

Representando o Prefeito Isaac Carvalho no evento, o Vice-Prefeito Francisco Oliveira disse que é muito importante essa iniciativa do município de estar construindo junto com a sociedade civil e os conselhos a política voltada para crianças e adolescentes. “O município já tem dado demonstração a partir do momento que consegue o selo unicef, a partir do momento em que o nosso prefeito se torna o Prefeito Amigo da Criança. Então agora nós estamos trabalhando para mantermos esse selo. A administração está de parabéns, o conjunto de secretarias envolvidos está de parabéns. Isso aqui é uma conferência extraordinária, porque as pessoas vieram para discutir, para criar propostas, para construir juntos esse novo plano”, entusiasmou-se o Vice Prefeito.

“Iremos elaborar o plano e enviar para o UNICEF. São quatro anos de selo e os eixos são de pacto social e gestão de políticas públicas. A gente vai monitorando juntamente com o Unicef. Esperamos que tudo isso venha melhorar a qualidade de vida das nossas crianças, os serviços que são oferecidos”, concluiu Rosinéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *