Seminário de Gestão Clínica das Doenças Crônicas discute melhorias na assistência

Segue até esta terça-feira (06), o Seminário de Gestão Clínica das Doenças Crônicas numa parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro, Ministério da Saúde e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. O evento visa discutir as experiências dos três municípios beneficiados no país desde 2010 com o Programa de Qualificação das Equipes de Saúde da Família (projeto Territórios): Campinas, Belo Horizonte e Juazeiro, para o melhor manejo de doenças crônicas (Insuficiência Cardíaca, Hipertensão, Diabetes, dentre outras).

O objetivo do projeto Territórios – desenvolvido no município há quase dois anos e pioneiro no país – foi implantar o Programa de Educação Permanente das Equipes de Saúde e melhorar os cuidados para os usuários portadores destas doenças. O Seminário está sendo realizado no Complexo Multieventos da UNIVASF, campus Juazeiro, através de mesas de trabalho com discussão da Gestão Clínica e mini-cursos.

A abertura do evento nesta segunda-feira (05) contou com a presença do secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa, consultor nacional do Ministério da Saúde, Reginaldo Valacio, representante do Hospital Albert Einstein, Simone Augusta de Oliveira e representante do Projeto Territórios em Juazeiro, Lucina Florentino.

Para o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, o processo de qualificação que está sendo encerrado este ano é mais uma forma de avanço do Sistema único de Saúde (SUS) em Juazeiro. “A atual gestão tem se preocupado com a melhoria dos atendimentos na área da saúde. Antes o desafio era tratar as doenças infecto contagiosa, mas atualmente o SUS tem investido no tratamento das doenças crônicas, já que o perfil epidemiológico e a expectativa de vida mudaram. A população está envelhecendo e as doenças crônicas são responsáveis por quase metade das mortes no país, por essa razão a mudança na assistência é inevitável”, considerou.

“As experiências vividas nestes três municípios servirão para melhor utilizar os serviços, buscar melhores resultados nesta área e sem dúvida, expandir para outras cidades do Brasil. Os avanços estão sendo muito grandes, pois estamos vendo pessoas empenhadas tanto em Juazeiro como em Campinas e Belo Horizonte. Isso é essencial para que as mudanças de fato aconteçam”, registrou o consultor nacional do Ministério da Saúde, Reginaldo Valacio.

A representante do Hospital Albert Einstein falou da parceria e do apoio ao projeto Territórios. “Este projeto é pioneiro e visa o desenvolvimento do SUS através do processo de Qualificação das Equipes. A viabilização do projeto em Juazeiro foi fácil já que encontramos profissionais interessados nesta nova ferramenta de gestão clínica e que visa atender o paciente com doenças crônicas de forma integral e continuada”, falou Simone de Oliveira.

“O projeto terá continuidade já que hoje os profissionais estão capacitados para lidar com o tratamento das doenças crônicas, desde a situação precoce, ao bom acompanhamento e a promoção de mais qualidade de vida. Depois deste processo de qualificação, a rede está preparada para atender com segurança, humanização na assistência, além de alcançar maior resolutividade na atenção das doenças crônicas em todos os níveis de assistência”, concluiu a representante do Projeto em Juazeiro, Luciana Florentino.

O projeto teve como objetivo alcançar melhorias na integração entre Atenção Primária, Especializada, Ambulatorial, Hospitalar e Unidades de Urgência, além de ser uma forma de fortalecimento das linhas de cuidados nas redes municipal e regional.

Além de médicos, enfermeiros e dentistas das Equipes de Saúde da Família (ESF), estão participando do encontro: profissionais de saúde da rede hospitalar municipal, Hospital Regional, PróMatre, SAMU e corpo discente e docente da universidade. O encerramento do seminário será nesta terça-feira (06), 9h às 13h (horário de verão).

(Vânia Castro – Ascom Juazeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *