Petrolina investe em ações no âmbito educacional do município

A Prefeitura de Petrolina, através de Secretaria de Educação, vem empreendendo esforços que visam à melhoria das Políticas Educacionais no município. Na atual gestão, a educação é temática de inúmeras discussões em fóruns, seminários, congressos e demais espaços na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. As atividades desenvolvidas refletem em ações positivas como aquisições de equipamentos, ampliação do acesso à educação infantil, investimentos na infraestrutura, entre outros.

Com o intuito de construir uma educação pública de qualidade, o município tem investido na educação infantil com o Programa Nova Semente que atende atualmente 2.820 crianças com idades de 0 a 6 anos, durante 12 horas por dia. O programa é conhecido nacionalmente e possibilita que as crianças recebam cinco alimentações por dia, além de acompanhamento pedagógico, odontológico, esportivo, entre outros.

No âmbito estrutural, foram construídas 50 salas de aula, 21 salas de recursos, 11 banheiros, 31 laboratórios de informática, além da reforma de 14 Escolas Municipais e de 11 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs. Também estão em fase de construção duas creches municipais, através do Proinfância.

Direcionada na qualidade do ensino, a Prefeitura de Petrolina proporcionou para 2.000 professores capacitações pedagógicas e o quadro dos coordenadores pedagógicos foi aumentado de 37 para 102. Houve também o fortalecimento do Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (NAPPNE), através da criação de uma equipe multidisciplinar com pedagogas, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social e a inserção da disciplina de empreendedorismo para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal.

Além de todas as ações desenvolvidas, a Prefeitura de Petrolina tem valorizado o profissional de educação. No mês de outubro foi pago o retroativo para todos os professores, equiparado ao piso salarial de acordo com a Lei nº 11738/2008. E todos os docentes contratados receberão pela primeira vez o 13º salário.

Segundo a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, as ações são fruto de trabalho e compromisso de toda a equipe que atuam de forma séria no empenho amplo da qualidade educacional no município. “Esse balanço mostra o quanto estamos focados nas melhorias da educação no âmbito municipal. Sabemos que ainda há muito que se fazer, pois nosso município é extenso, todavia continuaremos direcionados nos trabalhos para desenvolvimento e melhoramento dos projetos e ações na educação, que é uma das preocupações do nosso gestor municipal e de toda a equipe da Secretaria de Educação”, frisou.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade na educação e também o nosso respeito ao profissional que escolheu, entre tantas outras opções, a missão nobre de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro e nesse desafio, formar pessoas para o exercício pleno da cidadania”, ressaltou o prefeito Julio Lossio, agradecendo a todos os docentes pela construção da história da educação no município.

Projetos e Aquisições:

Com um espaço democrático das práticas pedagógicas, foi criada a Revista Contexto, meio de comunicação que publica artigos científicos dos professores e colaboradores para a divulgação de projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais.

Desde 2009, foi criado o Projeto Jovem de Futuro na perspectiva de possibilitar aos estudantes a continuidade dos estudos e o sucesso nas escolas focado nas disciplinas de português e matemática.

O município adquiriu somente em 2010, 02 lanchas, através do Programa Caminho da Escola, 10 ônibus escolares para atender os alunos da área rural e está previsto para 2012 a aquisição de 35 projetores interativos.

(Élida Maria – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *