Odacy solicitou expansão do SAMU desde que assumiu o mandato

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, foi o primeiro parlamentar a discutir a expansão do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para mais municípios no estado, apresentando uma série de indicações ao governador Eduardo Campos (PSB/PE) logo que tomou posse na Assembléia Legislativa e levando o pleito pessoalmente ao secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira. O governador Eduardo Campos anunciou na última segunda-feira, dia 21 de novembro, a expansão do serviço que hoje atende apenas 38 cidades pernambucanas.

Até o final de 2012, todos os municípios serão cobertos pelo serviço 192. “A chegada do SAMU a todo o estado mostra que o governador Eduardo Campos busca saídas para melhorar a saúde pública em Pernambuco e investe nesta melhoria. Já no começo do nosso mandato fizemos reivindicações para que o SAMU atendesse a mais cidades, principalmente chegasse a todos os municípios sertanejos”, frisa o deputado.

Para fazer o SAMU 100% em Pernambuco, o Governo do Estado vai adquirir 150 novas ambulâncias para somar as 104 existentes hoje. O governador destacou durante a solenidade de expansão do serviço, da dificuldade que o Estado encontrava para universalizar o serviço.

“Não tínhamos SAMU em todas as regiões porque faltavam profissionais de saúde. Agora, conseguimos formar as equipes, pactuamos com os municípios e avisamos ao Ministério da Saúde. Estamos comprando os equipamentos e ambulâncias para que, ao longo de 2012, a gente possa garantir que o pernambucano tenha cobertura do SAMU em 100% do seu estado”, destacou Eduardo.

Hoje, existem três centrais do SAMU em Pernambuco: a do Recife, que atende toda a Região Metropolitana; a de Caruaru que abrange também cidades vizinhas; e a de Petrolina. A ampliação prevê uma nova central em Serra Talhada e a expansão do atendimento de Petrolina para todo o Vale do São Francisco.

(Ascom Dep. Odacy)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *