JUAZEIRO SEDIA 4º CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL NORTE DE SAÚDE DO TRABALHADOR

imagesComeçou ontem 04, e prossegue até amanhã (05) a quarta Conferência Macrorregional Norte de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia (CEST), no Grande Hotel de Juazeiro, das 8h às 17h. Estão participando do evento 28 municípios da macro, destes, nove da micro de Senhor de Bonfim, nove da micro de Paulo Afonso e dez da microrregião, onde Juazeiro é pólo.

A solenidade de abertura foi aberta pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias – Sintase, Jorge Brandão, que desejou boa sorte durante os dois dias de debate.

Em seguida, o representante do Sindicato dos Trabalhadores, Agnaldo Meira, falou sobre a importância da discussão. “O debate traz muitas expectativas e é mais um desafio, como foi com a construção do CEREST. Antes eram somente os trabalhadores da área bancária que tinham problemas com LER/DORT, mas agora podemos ver casos também em trabalhadores rurais, na construção civil. Este problema vem sendo acompanhado constantemente pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde”, destacou.

Um dos integrantes do Ministério Público Federal do Trabalho, Márcio Amagora, enfatizou que todas as empresas devem se preocupar com a saúde e a segurança do trabalhador.

Para Orlando Freire Neto, representando o secretário de saúde, Cássio Garcia, o trabalho é que sustenta a sociedade economicamente e por essa razão a saúde do trabalhador deve ser vista como prioridade.

“É necessário defender o trabalhador, pois é através dele que a organização ganha lucros. Se prevenimos o adoecimento também estamos defendo a família e proporcionando mais qualidade de vida para a comunidade, além de fortalecer as redes de assistências aos usuários do SUS”, concluiu.

Após a cerimônia de abertura, o trabalhador de saúde da Secretaria Estadual da Bahia – SESAB, participante do Mobiliza SUS, Tiago Parada, apresentou ao público recital em homenagem a luta do trabalhador. Também houve a Leitura e Aprovação do Regulamento da Conferencia.

Também participaram da solenidade, o diretor da 15º DIRES, Célio Castro e o conselheiro estadual de saúde do governo da Bahia, Jorge Geraldo de Jesus, também membro da coordenação da Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *